(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

01/30
2014

Diversas vezes me encontro com pessoas que buscam o sucesso. Existem também inúmeros artigos e livros falando sobre o "segredo do sucesso" e, não é difícil de achar pessoas que fazem de tudo para alcançar e obter sucesso, então, qual o segredo? Como ter sucesso na vida? A vários meses atrás me cadastrei num site de relacionamentos profissionais, preenchendo 100% de meu currículo, até com depoimentos de contatos, achei uma ferramenta fantástica, com inúmeras chances de sucesso, pois havia a possibilidade de ter acesso a pessoas realmente influentes e que, aparentemente de sucesso. O detalhe é que muitas pessoas veem até nós para "pedir" algo e dificilmente para "oferecer" algo, principalmente "de graça". Obtive, nessa rede, diversas solicitações de contato o qual, percebi que sempre havia "segundas intenções" nessas solicitações, sempre queriam o meu contato não pelo que poderiam me oferecer (conteúdo) e, sim pelo que poderiam extrair de mim (oportunidades).

A reflexão que proponho nesse artigo é: Você tem conteúdo suficiente para obter sucesso? Quando me refiro a conteúdo, faz-se necessário o entendimento em todas as dimensões da natureza humana, tipo: Como você se relaciona nos grupos sociais que participa? Você se mantém atualizado quanto seus conhecimentos? Busca constantemente o equilíbrio emocional, mesmo nas situações de conflito (sejam quais forem)? Tem buscado constantemente aprender algo novo?; etc... E, o mais importante de tudo, a partir do conhecimento já adquirido, tem compartilhado com a sociedade que está inserida, sem buscar nenhum ganho pessoal ou profissional? Ou melhor, você tem conteúdo para doar? Mencionando uma antiga frase: "...É doando que se recebe", nesse contexto, a afirmação é verdadeira, é somente "doando nosso conteúdo" que "recebemos outro", repleto de novas oportunidades e chances de sucesso.O grande problema é que os "indivíduos", de nossa sociedade, estão se tornando cada vez mais "indivíduos", repletos de vaidade; arrogância; prepotência e, não percebem que sem doar-se, dificilmente conseguirá ter sucesso sozinho. O sucesso é alcançado através de um caminho onde dificilmente se consegue trilhar sozinho e, mesmo que consiga, ainda tem de se averiguar: É sustentável? A que preço? Não importa apenas se conseguiu chegar onde queria, você consegue manter-se lá? Você tem conteúdo suficiente para sustentar sua posição? Outra observação é: Qual o preço a ser pago para o sucesso, você está disposto a pagar? A questão preço que me refiro, não envolve questões financeiras, mas situações nas quais você terá de abrir mão de algo, tipo sua família; seus amigos; seus hobbies; etc.

O conhecimento é o bem maior da humanidade, como já escrito por Salomão, no livro de Provérbios, todavia, poucos entendem dessa maneira e, a ação de compartilhar esse conhecimento ainda é mais difícil de ver. Nos dias de hoje, vivemos na era do imediatismo, onde o que importa é o "agora" e, o esforço para adquirir, manter e compartilhar seu conteúdo é desprezado. Entretanto, poucos conquistam o sucesso ao final de sua jornada, principalmente porque não entendem que, antes de ganhar, se faz necessário compartilhar! E, poucos têm a "sensibilidade" de experimentar que a satisfação de poder compartilhar algo é, extremamente superior que ganhar!

Portanto, verifique constantemente a "data de validade de seu conhecimento"; Analise frequentemente a qualidade de seus relacionamentos e, principalmente, compartilhe seu conteúdo!

Luiz Antonio de Castro Mattos
Master & Executive Coach / Alpha Analyst

Fonte - administradores.com.br

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados