(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

07/11
2014

As lamentações são infinitas e, muitas vezes, o teor negativo faz com que os profissionais procrastinem atitudes positivas e de destaque na empresa, gerando assim, um olhar menos especial da chefia.

Segundo Marcos Guariso, Consultor e Blogueiro Oficial da SER – empresa especializada em soluções e serviços para a gestão do capital humano-, todos os líderes admiram características que vão desde ser proativo até sair da caixa para execução de uma demanda.

Abaixo ele destaca 5 hábitos que os líderes adoram:

Protagonismo:

Protagonismo é o oposto de vitimismo e inação. É o hábito mental mais básico e fundamental. Em resumo, é a capacidade de tomar nas próprias mãos a carreira e as atividades profissionais, como se fossem um negócio do qual se é dono. Ser protagonista implica em não culpar somente as circunstâncias ou o chefe pelas coisas não darem certo, mas sim buscar a solução. Autonomia é um bom sinônimo, algo que as pessoas emocionalmente maduras possuem.

Como desenvolver: Aumentar o autoconhecimento, ficar atento aos feedbacks das pessoas de valor. Desconfiar quando nos sentimos vítimas o tempo todo, seja das circunstâncias, seja do chefe, seja da empresa. Sempre há uma ação alternativa.

Colocar-se nos sapatos do chefe:

Os chefes gostam de pessoas que, além de maduras, sejam capazes de entender o contexto geral. Ou seja, tenham uma visão dos objetivos da área e das pressões pelas quais eles mesmos passam. Com isso, terão com quem falar e também pessoas que possam contribuir com ideias e soluções. Lembremos que ser líder é padecer na solidão.

Como desenvolver: Estudar um pouco mais sobre sua área de atuação para entender o contexto no qual ela funciona dentro da empresa. Procurar conhecer os objetivos da área, os fatores que fariam a área ter maiores resultados e suas limitações. Às vezes, uma conversa com o chefe pode trazer grandes informações.

Trazer as soluções e não só os problemas:

Uma pessoa madura e com visão geral, conseguirá fazer algo que os chefes adoram. Trazer problemas à pauta, mas acompanhados de soluções sugeridas. Naturalmente, é preciso estar bem embasado para trazer as sugestões, mas o colaborador que trabalhar o tempo todo com um tema, será a melhor fonte de ideias. E se for possível antecipar, melhor ainda. Chefes não gostam de surpresas.

Como desenvolver: Desenvolver o hábito de pensar em como fazer as coisas melhores. Assim, quando aparecer problema, a solução deve surgir mais naturalmente.

Iniciativa – antecipar-se para colocar o ombro:

Maturidade, trazer soluções aos problemas que aparecem, mas também trazer soluções para problemas que podem aparecer. Os chefes gostam de pessoas que colocam o ombro mesmo que não sejam chamados a isso. Não significa que se metam em atividades que não são deles, mas sim que assumam as responsabilidades não previstas, mas que sejam correlatas à sua área de atuação. Todo chefe adoraria perceber que o colaborador se antecipou a uma demanda da área e já tomou medidas para dar conta dela.

Como desenvolver: Isso exige uma visão mais ampla do que se faz, ao invés de pensar somente na sua descrição de cargo, foque no seu papel, ou seja, não pense que você faz determinadas tarefas, mas sim que possui uma determinada missão.

Trabalho em time:

Todo chefe precisa de uma equipe trabalhando em sintonia. Que tal ter um colaborador que promova e colabore com o trabalho em time? Com isso, evite conflitos, fofocas e um ambiente tenso de trabalho.

Como desenvolver: Ser responsável pelo seu trabalho, sim, mas não individualista. Trabalhar em equipe exige exercício constante de aceitar e buscar a contribuição dos outros, superar preconceitos, diminuir a suscetibilidade e aprender a compartilhar ideias e méritos.

Autor: Samara Teixeira 

Fonte: Portal Carreira & Sucesso

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados