(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

07/13
2016

Ao ingressar no mercado de trabalho, muitos jovens costumam ficar cercados por uma série de dúvidas, desde como agir em diferentes situações até como se relacionar com os colegas. Por isso, o início da experiência profissional pode ser um grande desafio para muitos estudantes é importante que, logo no começo dessa jornada, algumas habilidades já comecem a ser desenvolvidas, construindo uma futura carreira promissora.

Foi pensando nisso que separamos a seguir 5 atitudes que todo jovem profissional precisa desenvolver. Confira:

 

1 - Assumir as próprias responsabilidades

É interessante que, logo no começo da carreira, ser transparente e ter a consciência de que é preciso assumir os próprios erros no trabalho. Culpar outros colegas ou situações externas pelas próprias falhas costuma prejudicar a imagem profissional, mostrando imaturidade e até mesmo falta de respeito com a equipe.

 

2 - Saber lidar com as críticas

Por mais que receber um feedback negativo possa ser desconfortável, ser orgulhoso nesse momento não irá te ajudar. É interessante saber ouvir as críticas construtivas que receber no ambiente de trabalho, seja do chefe ou dos colegas. Elas podem fazer com que você reflita sobre as suas atitudes, permitindo que você se aprimore e veja onde pode se corrigir profissionalmente.

 

3 - Desenvolver a comunicação

Muitas vezes, pode ser difícil começar uma conversa com os colegas, principalmente se você for mais tímido ou reservado. Contudo, é importante sair da zona de conforto e treinar as habilidades comunicativas, pois elas podem lhe trazer muitas oportunidades futuras. Conversar com diferentes pessoas pode ser uma ótima oportunidade para aumentar o networking, trocar experiências ou até mesmo obter indicações.

 

4 - Cumprir com suas tarefas

Cumprir com o que promete é uma característica muito importante no ambiente de trabalho. Quando você se compromete a fazer algo ou comparecer em um evento ou reunião, é preciso levar a sua palavra a sério. Caso contrário, você pode perder credibilidade da equipe, inclusive do seu chefe, prejudicando sua imagem profissional.

 

5 - Controle emocional

Trata-se de uma habilidade essencial no ambiente de trabalho. É necessário saber como controlar as próprias emoções, sabendo separar o lado profissional do pessoal.

 

Fonte: Universia Brasil

 

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados