(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

07/18
2016

A maioria dos estudantes têm muitas dúvidas nesse momento. Será que vou escolher a carreira certa? Vou gostar dessa profissão? Vou conseguir emprego? O salário vai ser suficiente? E se eu não gostar do curso?

A boa notícia é que você pode seguir algumas dicas para tornar esse processo mais assertivo e, assim, fazer uma escolha de carreira adequada às suas expectativas, habilidades, gostos e personalidade. Vamos lá?

 

1. A decisão é só sua

Tome cuidado para não ser influenciado por parentes e amigos. É a sua vida que está em jogo, é você quem vai seguir esta profissão e, por isso, vale lembrar que a decisão final deve ser sua.

É claro que você pode (e deve!) ouvir opiniões e conselhos de pessoas mais próximas, mas não decida por determinada carreira só porque várias pessoas da família trabalham com isso, porque falaram que o salário é bom ou para agradar alguém.

2. Sua decisão de agora não precisa ser para sempre

Um pensamento que paralisa muita gente é imaginar que a carreira escolhida no vestibular vai ser para sempre e que, uma vez decidido o caminho, você não poderá mudar de profissão.

Saiba que mudanças de rumo são cada vez mais comuns na vida profissional e a escolha que você fizer agora pode, sim, ser repensada no futuro. Ter isso em mente tira um pouco do peso dessa escolha e deixa você mais tranquilo para seguir as próximas dicas.

3. Do que você gosta?

A opinião de especialistas em carreira e orientação vocacional é unânime: autoconhecimento é fundamental para fazer uma boa escolha de carreira.

Você sabe o que gosta de fazer? Comece fazendo uma lista com as matérias que você mais gosta de estudar. Liste também seus passatempos preferidos e assuntos de interesse.

4. O que você sabe fazer bem?

Talvez você seja um ótimo ouvinte, ou tenha facilidade com números, ou ainda saiba encontrar soluções criativas como ninguém. Pare um pouco para refletir sobre o que você sabe fazer bem. Se achar difícil fazer esse exercício sozinho, pergunte para as pessoas mais próximas, colegas de sala, amigos.
 
Liste todas as suas habilidades, pois elas dizem muito sobre você e, consequentemente, podem dar pistas sobre a carreira mais adequada ao seu perfil.

 

Fonte: Mundo Vestibular

 

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados