(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

07/25
2016

De acordo com uma pesquisa, um diploma técnico aumenta a renda de um trabalhador em até 24%. E muitas vezes, os alunos são empregados antes mesmo de pegar o diploma. Logo no primeiro ano depois de formados, 72 % dos alunos conseguem trabalho.

Marcelo Neri, presidente do Instituto de Política Econômica Aplicada, o IPEA, disse que o Brasil está começando a perceber que esses cursos são bons. “A boa noticia é que é uma transformação acelerada, a gente multiplicou mais de 100% o número de jovens que estão fazendo esses cursos,a geração mais velha tinha ainda esses preconceitos e a geração mais nova está mais aberta, fazendo cursos e tirando proveito deles. Para você atrair um jovem, você não tem que só convencer um jovem de que esse curso é bom, você tem que convencer o empregador dele de que esse curso é bom”, explicou.

Segundo Marcelo, o curso profissionalizante, principalmente o de nível técnico, traz um retorno financeiro muito bom. O jovem que faz o ensino médio junto com o curso técnico sai na frente, inclusive no salário: “É como se ele estivesse ganhando um ano a mais em termo de salário, o salário dele dá um salto de um ano a mais quando ele faz simultaneamente. Ou seja, o esforço a gente sabe que é duro mas ele produz efeitos na vida do jovem não só em um ano mais por toda a vida ativa”.

Criação de mais de 1 milhão de vagas para profissionais com nível técnico até 2016

A construção civil é a campeã de oportunidades. Nos próximos três anos serão 16 mil novas vagas no mercado. Na área da saúde, técnicos em enfermagem também estão em falta. No Rio de Janeiro, só no ano passado, foram criadas 13 mil vagas e só nove mil pessoas procuraram o curso. Na área de tecnologia da informação também está sobrando vaga.

Em Curitiba, o curso mais procurado é o de eletromecânica. A maioria dos alunos saem empregados antes mesmo de se formarem. Na região Centro-Oeste, falta mão de obra qualificada nas usinas de álcool e açúcar. As indústrias têm dificuldade de contratar trabalhadores para operar o maquinário pesado e, por isso, fazem parcerias com instituições que oferecem os cursos técnicos.

Fonte: Programa Mais Você - Rede Globo

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados