(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

03/01
2017

Entrevistas de emprego são desafiadoras. Por isso, é comum que os candidatos cometam pequenos erros ou demonstrem nervosismo durante o encontro. Entretanto, apesar da situação ser intimidadora, saber se portar durante a conversa é essencial para destacar-se dos demais concorrentes.

COMUNICATIVA

Uma pessoa comunicativa é aquela que sabe ouvir e faz com que os outros a entendam com facilidade. Gestores valorizam candidatos que sabem explicar-se de forma simples e convincente.

Para manter uma comunicação efetiva, o candidato deve se preparar antes da entrevista: estudar a empresa, o cenário, o mercado na qual está inserida, requisitos da vaga, cultura organizacional etc. Assim, conseguirá responder a qualquer questionamento com clareza, por mais que esteja nervoso. Quando dominamos um assunto, raramente o esquecemos. Por isso, a pesquisa e o estudo são fundamentais.

EDUCADA

Educação é fundamental. Um candidato não pode interromper seu entrevistador, e sim demonstrar interesse no que ele está falando. As respostas devem ser dadas de forma clara e o posicionamento no encontro deve ser profissional.

Pessoas nervosas tendem a cortar as outras, pois tem pressa em responder. O candidato deve evitar os cortes, que podem ser interpretados como falta de preparo. É preciso saber ouvir e identificar o momento certo de falar.

COMPROMETIDA

A característica mais valorizada por gestores é o comprometimento de seus profissionais. Quando um candidato demonstra que será responsável com suas funções e com sua equipe e que está motivado a conquistar novos objetivos e fazer a diferença na empresa, ganham destaque com o entrevistador. Uma pessoa comprometida é aquela que cumpre prazos, demonstra constante vontade de aprender e são persistentes com suas metas.

Para que o entrevistador perceba essa característica comportamental, basta que o candidato seja sincero em relação ao seu perfil profissional.

TRANSPARENTE

Ser sincero, inclusive, é necessário na hora de conquistar uma vaga. Um candidato, em nenhuma ocasião, pode mentir ao longo do processo seletivo, pois, na entrevista, será questionado a respeito do que afirmou. Se um candidato não é transparente com o entrevistador, mostra que também não será em seu ambiente de trabalho.

Se está nervoso, um candidato também deve explicar a situação para o entrevistador. É melhor que o profissional comente sobre o nervosismo do que interpretem seu posicionamento na conversa como seu jeito de ser e agir.

Siga essas dicas e garanta seu lugar no mercado de trabalho!

Fonte: Universia Brasil

 

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados