(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

04/19
2017

Na manhã dessa quarta-feira (19), a Faculdade Rebouças de Campina Grande em parceria com o grupo Infogenius, deram início à I Jornada Oncológica com o tema “A Atuação do Profissional de Saúde na Oncologia”. A jornada foi dividida em dois momentos, no turno da manhã os temas abordados foram: Humanização na Saúde e Fármacos no Tratamento Oncológico.

O Fisioterapeuta e Professor Márcio Melo Victor, deu início a programação com a palestra sobre Humanização na Saúde onde abordou o tema com base em sua especialidade em Saúde da Família.

A segunda palestra da manhã, foi ministrada pela Professora Mestre Michele Farias Dias. A Farmacêutica discorreu sobre a utilização dos Fármacos no Tratamento Oncológico, as análises e inovações que a tecnologia vem proporcionando aos tratamentos, e os avanços obtidos durante esses estudos e processos.

Na segunda parte da jornada, que aconteceu durante a noite, tivemos a presença do Drº Ygor Baracuhy, Médico Hematologista, e da Professora e Psicóloga Márcia Candelaria. Que ministraram palestras em suas respectivas áreas de atuação.

O Dr. Ygor Baracuhy abordou questões referentes a Hemato-Oncologia, os fatores de risco e causas do câncer, diagnóstico e estadiamento clínico e procedimentos utilizados em determinados tratamentos.

Na oportunidade o médico fez uma conscientização sobre a importância de nos tornarmos doadores de medula óssea, pois encontrar um doador pode ser a única chance do paciente obter recuperação. Os interessados em se tornarem doadores, devem se dirigir ao hemocentro da sua cidade e ralizar o processo de cadastramento.

Dando continuidade ao evento, a Psicóloga Márcia Candelaria, palestrou sobre a Psico-oncologia, área da psicologia que trata dos aspectos emocionais de pacientes com câncer. Quando diagnosticados, os pacientes passam por diversos processos de adaptação, o papel do psicólogo é trazer apoio dentro dessa nova realidade, mostrando as possibilidades e os valores da vida. A mensagem final transmitida pela professora sobre o papel do profissional, foi: "Não deixar que o paciente desista de si mesmo".

As temáticas abordadas durante a jornada são substanciais para a formação dos profissionais da saúde. A Faculdade Rebouças e a Infogenius presam pelo avanço da educação, realizamos momentos como esse para promover o conhecimento e ampliar as fronteiras do saber através da extensão e pesquisa.

Fotos

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados