(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

10/17
2017

    Criada pelo Ministério da Saúde, o Dia Nacional da Vacinação, destaca a importância da vacinação na prevenção das epidemias e no controle das doenças. O Brasil é referência mundial em produção de vacinas exportando para mais de 70 países.
  A vacina é uma preparação biológica composta por agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos que podem ser ingeridas ou injetadas no corpo.
    A primeira vacina criada por Edward Jenner em 1796 conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Entretanto, só chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Atualmente o país conta com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) que define calendários de vacinação considerando a situação epidemiológica, os riscos, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas.
   São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas que contribuíram, por exemplo, com a erradicação da varíola e da poliomielite. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com investimento anual de R$ 3,9 bilhões, são 19 vacinas para proteger contra mais de 20 doenças que podem ser conferidas através do calendário de vacinação. Além disso, o Ministério da Saúde oferece vacinas de prevenção contra raiva para cães e gatos, já que a doença pode ser letal e transmitida para seres humanos.


Fontes:
Calendário Vacinal 2017
Blog Saúde
Governo Federal
Mundo Educação


Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados