(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

01/08
2018

Idealizada pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha do Janeiro Branco teve início em Minas Gerais no ano de 2014 com o slogan “quem cuida da mente, cuida da vida”. Ela propõe colocar a Saúde Mental como tema em evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Segundo o idealizador, o mês de janeiro foi escolhido por sua simbologia atribuída à virada de ano, as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. Assim também a cor branca carrega a simbologia de como em uma folha em branco, qualquer um pode escrever e reescrever a sua própria história.

Assim com o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o mês de Janeiro foi escolhido para sediar mais uma campanha de combate e prevenção em prol da saúde mental da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas sofrem com esses males em todo o mundo. Além de apontar a sociedade brasileira como recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

Embora haja campanhas de prevenção a várias doenças físicas, a saúde mental é um assunto ainda pouco discutido pela sociedade. É importante compreender que, de acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Neste ano, é realizada a 5ª edição da campanha. Saiba como você pode ajudar em: www.janeirobranco.com.br ou no Facebook.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados