(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

03/02
2018

Talvez desde sua infância você tenha escutado como é importante ler. Infelizmente, nem todos desenvolvem essa prática tão saudável no decorrer da vida. De acordo com a pesquisa divulgada em maio de 2016 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), 46% da população brasileira não tem o hábito da leitura. 
Dentre os que se consideram leitores, as motivações para ler um livro são: gosto (25%), atualização cultural ou atualização (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%), atualização profissional ou exigência do trabalho (7%).
A pesquisa ainda mostra que a leitura está em 10ª lugar nas atividades para fazer no tempo livre dos entrevistados. Perdendo para assistir televisão (73%), ouvir música (60%) e usar a internet (47%), por exemplo. Por isso trouxemos quatro motivos para ler mais. 

1- Aprenda mais
Pode parecer óbvio, mas ler ainda é a melhor forma de aprendizagem. As pessoas que possuem o hábito da leitura possuem um vocabulário maior e mais rico, têm melhores habilidades verbais na fala e escrita. Isso acontece inclusive quando você está estudando outras línguas. 
A leitura vai instigar a curiosidade. Com a leitura você pode encontrar novas informações em bibliotecas, blogs, revistas ou até em bula de remédios. Sempre aprimorando seu conhecimento. 

2- Tenha uma boa memória 
Se o nosso corpo precisa de exercício para que tenha um bom funcionamento, assim também funciona nossa mente. Estudos apontam que a leitura é um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração. 

3- Relaxe
Por mais que a leitura faça nosso cérebro se exercitar, ela pode ter um caráter de relaxamento, principalmente quando é usada como um hobby ou passa tempo. Uma pesquisa da Universidade de Sussex, demonstrou que seis minutos diários de leitura são suficientes para promover alívio do estresse e das tensões. Comparada com outras atividades a leitura promoveu um relaxamento de 68% nos participantes, de 61% nos que ouviram música, 54% nos que tomaram uma xícara de chá e 42% nos que deram um passeio. 
Se envolver com uma história pode livrá-lo do estresse cotidiano fazendo do livro ferramenta para alcançar a paz.

4- Seja criativo
Os livros são ótimas fontes de inspiração. As histórias te fazem imaginar novas pessoas, criaturas, lugares e cenas. Esse exercício de imaginação durante uma leitura vai ajudar em outros momentos de sua vida que será necessário a criatividade. 

Poderíamos listar vários outros motivos para mostrar que a leitura só faz bem, mas esses já são mais que necessários para incentivar quem não ler a começar e a quem já possui esse hábito continuar. 
Se você não possui esse costume, comece devagar. Procure histórias que te agradam, coloque metas de ao menos uma página por dia. Depois perceberá que está lendo mais rápido e se interessando cada vez mais. 

Fontes: Estante Virtual 
               Conquiste sua Vida 
               Estadão 
               O tempo

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados