A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, com seu principal objetivo de alertar o Mundo sobre os mais recorrentes e principais problemas de saúde e também, conscientizar as pessoas sobre a grande importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.
Esse ano a OMS escolheu a Diabetes como tema, uma doença crônica, metabólica, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue, o que, com o passar do tempo, resulta em sérios danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos.
Veja algumas informações sobre a doença:
De acordo com o Ministério da Saúde, Existem três tipos de diabetes, o tipo 1, o tipo 2 e o diabetes gestacional. A causa do diabetes tipo 1 é desconhecida e as pessoas que vivem com essa doença precisam da administração diária de insulina para sobreviver. O tipo 2 atinge a vasta maioria das pessoas no mundo e, geralmente, é resultado do excesso de peso e das inatividades físicas. Antigamente percebido apenas em adultos, o diabetes tipo 2 está crescendo também entre as crianças e pessoas jovens. Diabetes gestacional é uma condição temporária que ocorre quando os valores de glicose no sangue aumentam, mas continuam abaixo dos outros diagnósticos de diabetes.
Como prevenir a Diabetes?
Dados: Portal Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz