Como todas as pessoas, eu gosto de pensar em mim mesmo como uma pessoa produtiva. Se eu sou, porém, é porque fui impiedosamente eficiente em uma coisa: roubar os segredos e métodos de pessoas que são bem mais inteligentes do que eu.
Em minha carreira, tive a felicidade de entrar em contato com autores renomados, empreendedores bem sucedidos, investidores, executivos, e pessoas criativas. Alguns não conheci pessoalmente, mas encontrei seus pensamentos em forma de livro. Sabendo eles ou não, eu incorporei o que julguei serem suas melhores ideias quanto a produtividade.
Abaixo estão os segredos que aprendi dessas pessoas. Obrigado, pessoal! Vocês me ajudaram a realizar mais coisas e a ser mais criativo.
1 - Listar tarefas
Com Tim Ferris aprendi a arte da lista de tarefas. Uma simples e direta lista. Um cartão de anotações, cinco ou seis itens grandes e é isso. Todos os dias eu risco essas itens da lista e rasgo o cartão onde fiz as anotações. E esse é o sistema.
2 - Guardar referências de livros
Robert Greene, renomado autor do livro As 48 leis do poder, me mostrou como ele cria seus livros. Seu sistema de notas mudou minha vida. Dobro as páginas de cada livro que eu leio e então volto e seleciono as informações que quero e as transfiro para cartões de anotações. Então organizo essas notas por tema em caixas. Hoje eu já acumulo centenas de milhares desses cartões, aos quais recorro quando preciso de uma anedota, fato, inspiração, estratégia, história ou exemplo.
Com Tobias Wolff, em seu livro Meus dias de escritor, aprendi a guardar tempo para digitar citações e passagens de ótimos livros. Faço isso quase todos os finais de semana. Isso me fez um digitador mais rápido, um escritor bem melhor e uma pessoa mais sábia. Do filósofo Montaigne, aprendi a importância de manter um livro de referências. Se algo chama a sua atenção, escreva, grave em algum lugar. Use depois. Simples assim.
3 - Manter um diário
De Casey Neistat, popular realizador de filmes, artista e youtuber, aprendi o truque de sempre manter um Moleskine pequeno por perto, no qual escrevo todos os dias: pensamentos, lembretes, anotações, lições. Prefiro um que caiba no meu bolso, assim sempre tenho papel comigo. Os últimos meses foram incrivelmente difíceis e esse diário me ajudou a lidar com isso.
4 - Produtividade no email
Com David Allen & Merlin Mann aprendi a importância de ter uma caixa de entrada sempre zerada. Sempre. Ramit Sethi tem um conselho que me ajuda a cumprir o primeiro: você não precisa responder todos os emails que recebe. O botão "deletar" é um jeito rápido de manter a caixa de entrada no número zero. Outra dica: há uma ótima citação de Napoleão sobre como ele adiava abrir cartas para que, quando ele finalmente as abrisse, os assuntos não muito importantes já estivessem solucionados. tento fazer o mesmo quanto aos meus emails.
5 - Dizer não
"Não" é a uma palavra poderosa e produtiva, segundo James Altucher. Nós pensamos que somos obrigados a dizer sim a tudo, e então nos questionamos porque não temos tempo suficiente. Aprender a dizer não - "Não, obrigado", mais especificamente - irá energizar e animar você. Faça isso o máximo que puder.
6 - Desligar-se
Esqueço quem me deu essa ideia, mas nunca compre wi-fi para o avião. Esqueça a internet durante todo o voo. Atualize-se nas suas atividades. Pense. Leia. Com a minha noiva, Samantha Hoover, aprendi um ótimo truquezinho. Deletar o app do Facebook do celular. Apenas faça isso. Confie em mim.
7 - Colocar ideias em prática
Minha editora, Niki Papadopoulos, sempre diz: "Ok, então, tente colocar no papel". Em outras palvras, ela quer dizer "comece as coisas". Geralmente ela diz isso logo após eu explicar minha nova ideia genial para um livro ou capítulo ou artigo. Planejar é ótimo, mas pessoas produtivas colocam as ideias e planos em prática.
8 - Escutar a mesma música várias vezes
Acho que de Tucker Max eu roubei a ideia de ouvir a mesma música de novo e de novo. Isso faz com que você se desligue e entre em uma zona criativa. Minha playlist no iTunes é vergonhoso, mas não ligo. Ouvir a mesma música centenas de vezes é como eu consigo fazer tantas coisas em pouco tempo.
9 - Escolher um ambiente produtivo
Aaron Ray foi meu mentor em Hollywood. Ele é um produtor de cinema e gerente de imenso sucesso, mas eu reparei em uma coisa: ele quase nunca estava no escritório. E sempre tinha uma desculpa ridícula para isso. Eventualmente eu entendi o porquê: ele evitava as baboseiras do escritório que sugam tanto tempo das pessoas. Por não estar sempre lá, ele conseguia realizar muito mais. Conseguia ver o que era importante. E como um bônus extra, todos sempre estavam falando dele: "Onde está Aaron? Alguém viu Aaron?".
Ainda sobre esse assunto, Frederick Douglass diz que "um homem é trabalhado por aquilo no qual ele trabalha". A lição aqui é ficar longe de ambientes tóxicos, que impedem a produtividade, e tentar se afastar de problemas sem solução.
10 - Não fazer tudo sozinho
Como agente de talentos, Aaron Ray me mostrou porque você nunca deve desperdiçar seu tempo ou seu dinheiro fazendo suas próprias negociações sempre. Esse conselho me ajudou bastante. Repasso perguntas a um especialista em falas públicas, projetos relacionados a livros a um editor, pedidos de entrevistas para um assistente, coisas relacionadas a televisão e filmes ao próprio Aaron etc. Sim, isso significa que eu os pago por isso, mas sabe o quê? Todos os serviços de valor têm um custo. Apenas um bobo representa a si mesmo em todo o tempo.
Artigo publicado originalmente no site do autor e gentilmente cedido ao Administradores.com. Lá o autor lista mais dicas (em inglês).
Todos os dias, as pessoas são bombardeadas com informações sobre novas tecnologias, novas formas de se fazer negócios e novos nichos mercadológicos, entre outras coisas. Se, há 10 anos atrás, muitas pessoas não tinham celulares, e hoje ninguém sai de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram, tudo por culpa da popularização do smartphone e da Internet móvel, imagine como estará a sociedade daqui a 10 anos, quando tudo estiver mais sofisticado?
De acordo com o que conta Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, o mundo está vivenciando uma transformação incrível, em uma velocidade nunca antes vista. "Até fecharmos mais uma década, ou seja, em 2025, muita coisa acontecerá, mudando a forma como enxergamos o mundo", comenta.
Ela afirma que o impacto da tecnologia no trabalho será muito maior do que já é hoje, pois o mundo estará mais globalizado. "O que sabíamos fazer antes não terá utilidade alguma daqui 10 anos, e diversas outras habilidades serão exigidas dos profissionais. Claro, não temos como prever de antemão o que acontecerá, mas é possível se manter (ou, pelo menos, tentar) no mesmo ritmo das mudanças no mundo corporativo", pontua.
A coach explica que para o profissional de hoje ainda ser bem sucedido e colocado no mercado de trabalho daqui a 10 anos, é preciso se atualizar sempre. É preciso pensar no futuro, pois o profissional que muda junto com o mundo tem maiores chances de se manter bem colocado e satisfeito, contrariamente a quem opta pela inércia e tem medo de tentar coisas novas.
"Existem três atitudes que devem ser tomadas hoje (e sempre) pelos profissionais que se destacarão no futuro. A primeira é ter uma capacidade constante de inovar, para entregar resultados diferenciados. A segunda é não ter medo de arriscar, pois isso permite que as pessoas fiquem em uma zona de segurança, e buscar desafios será visto com bons olhos, futuramente. Além disso, a pessoa precisa ter o desejo de aprender e se aprimorar constantemente, tendo em mente que o que se sabe nunca é o suficiente", esclarece.
Fonte - administradores.com.br
Com as instabilidades do mercado, muitas empresas começaram a olhar para dentro e buscar meios de otimizar os processos, melhorar suas estratégias e fazer a diferença. No entanto, muitas vezes, por mais esforços que elas façam, com investimento em desenvolvimento tecnológico e aprimoramento dos processos, elas acabam esbarrando em profissionais com atitudes capazes de prejudicar o desempenho de uma equipe inteira.
Um exemplo de como uma atitude faz toda a diferença está no profissional que, apesar de ser competente e cheio de talento, sempre diz que nada vai dar certo, gosta de enrolar, reclama de tudo e fica de mau humor com qualquer coisa que acontece. Essa é uma pessoa com atitudes tão negativas, que são capazes de contaminar a todos.
Muitas vezes você não percebe, mas será que você está indo para o trabalho com uma atitude positiva? Eu sei que nem sempre conseguimos isso, mas você acredita que uma pessoa com uma atitude negativa vai conseguir ter tempo? Claro que não, profissionais com esse perfil costumam ser o famoso braço curto, aquele que nunca tem tempo, que não prioriza nada, sempre reclama de tudo e é a vítima do ambiente de trabalho. Por isso, diante de uma crise, essa é a pessoa que deve ser cortada. Isso por que contratamos pelas competências, mas demitimos pelas atitudes.
Apesar disso, o ponto positivo é que nossas atitudes são totalmente mutáveis, ou seja, podemos mudar o nosso comportamento a qualquer instante. Se você não está bem, tenha uma atitude diferente, pense em pontos positivos, projete o seu futuro e avalie como você pode colocar os seus valores e competências dentro do seu ambiente de trabalho.
Porém, se não tiver jeito de mudar, é melhor pedir para sair e não atrapalhar o restante da equipe. Existem profissionais que ficam enrolando e não percebem que abrir mão da atual situação ajuda a abrir portas lá na frente. Em determinados momentos, sair da zona de conforto e sentir medo do inesperado se torna um fator motivacional e ajuda a enxergar novos caminhos para um futuro melhor, com mais qualidade de vida.
Já para os líderes e diretores que têm um profissional na equipe com uma atitude errada, a minha sugestão é observar a situação. Existem muitas pessoas com atitudes erradas que são muito competentes e sabem como fazer a diferença no time. Nesse caso, a saída é planejar e tentar engajar a equipe para mudar isso. Porém, se nem assim as coisas funcionarem, infelizmente, você terá de tirar essa pessoa.
Claro que você não vai demitir um profissional de uma hora para outra. Tudo deve ser feito de forma bem pensada para que seja um processo positivo para todos. No fundo, essa pessoa pode ser importante lá na frente, talvez ela só esteja em um momento errado e com uma atitude ruim. Nesses casos, a minha sugestão é: não destrua as pontes, apenas coloque as pessoas nas pontes certas. Esse é melhor caminho.
Fonte - administradores.com.br
2015 é o seu ano! Neste segundo semestre, novas oportunidades de crescimento são oferecidas aqui na Infogenius. A Presidente Dilma Rousseff disponibiliza o PRONATEC. Uma oportunidade para aqueles que fizeram o ENEM façam cursos técnicos gratuitos.
A Infogenius Escola Técnica oferece quatro cursos técnicos, inicialmente. São eles:
PERGUNTAS FREQUENTES
1. O que é o PRONATEC?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional e Tecnológica brasileira.
2. Quais os principais objetivos do PRONATEC?
3. Como é feita a seleção de alunos para o PRONATEC?
A seleção dos alunos será feita, inicialmente, pela nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Posteriormente, no caso de vagas remanescentes, cada instituição será responsável pelo próprio sistema de seleção.
4. Quando começam as inscrições dos cursos técnicos pelo PRONATEC?
As inscrições já começaram a ser realizadas pelo portal do SISUTEC. Clique aqui e faça já sua inscrição! O período de inscrições vai dos dias 29 de junho a 3 de julho.
5. A INFOGENIUS DISPONIBILIZARÁ VAGAS PELO SISTEMA PRONATEC?
Sim. As vagas são limitadas e os interessados deverão se matricular pelo portal do SISUTEC. É importante ficar de olho nos prazos de matrículas e nas vagas.
A Infogenius Escola Técnica é a única instituição em Campina Grande a oferecer o Pronatec. Aproveite esta oportunidade e se inscreva! Clique aqui e faça já sua inscrição!
Entre os dias 17 a 19 de Junho, aconteceu aqui na Infogenius a I Feira de Projetos promovida pelas turmas dos cursos técnicos e seus respectivos professores.
Assuntos como prática e teoria da cor, normas regulamentadoras, comunicação empresarial e bromatologia foram abordados com excelência pelos grupos, divididos por áreas de atuação.
A exposição dos projetos finaliza o semestre com chave de ouro, trazendo integração entre os alunos e suas áreas de estudo. A I Feira de Projetos foi um sucesso e em breve teremos novidades!
Confira todas as fotos abaixo.
Na última sexta-feira, 19, os alunos concluintes do curso técnico em design de interiores visitaram o ateliê de Ângelo Romero, engenheiro civil e maquetista reconhecido em Campina Grande.
Supervisionados pelo professor Agostinho Alves e pela coordenadora Renata Cláudia, os alunos foram instruídos pelo próprio Ângelo Romero sobre o passo a passo da execução de uma maquete e puderam tirar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho de um maquetista, bem como observar a organização do seu ateliê e catalogação das peças, conhecendo de perto projetos ainda em execução.
Ângelo Romero tem notoriedade na cidade e em todo país por seus projetos que carregam a marca de excelência, se destacando através dos seus 14 anos de profissionalismo. Sua equipe é treinada por ele mesmo e capacitada a reproduzir miniaturas em escala exata, trazendo o realismo para as suas maquetes.
As matrículas para o curso técnico em design de interiores já estão abertas. Garanta já sua vaga!
Clique aqui e nos conheça melhor.
Confira todas as fotos abaixo!
Na última sexta-feira, 19, os alunos do curso técnico em farmácia do turno manhã visitaram a Redepharma, unidade da Liberdade, em Campina Grande.
Supervisionados pelos professores Anna Flávia Costa e Douglas Oliveira, juntamente com a coordenadora Célia Rebouças, os alunos observaram as formas farmacêuticas, a identificação das cápsulas, suas diferenciações, cremes e pomadas e a forma de estocagem aplicada à farmácia.
Os alunos do curso técnico em farmácia vivem a prática da profissão através das visitas técnicas, explorando os ambientes de trabalho e suas particularidades.
As matrículas já estão abertas para o próximo período. Garanta já sua vaga! Clique aqui e saiba mais!
Confira todas as fotos abaixo!
A TV Paraíba, filiada à Rede Globo em Campina Grande, veiculou uma matéria especial de São João feita com a Chef Rebecca Hadassah, gravada no Espaço Gourmet Infogenius. O bolo de fubá com cobertura de canjica fez sucesso e você confere tudo aqui!
Ingredientes
Modo de preparo
Primeiro use a batedeira para misturar uma colher de manteiga, os ovos e o açúcar até virar um creme. Enquanto a massa está sendo batida, misture com uma colher a farinha de trigo, o fubá, o leite e o leite de coco no mesmo recipiente. Após isso, ponha na batedeira com o restante e bata até criar consistência. Com a massa pronta, misture o coco e a erva doce, coloque em uma forma e ponha no forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos.
Enquanto o bolo está no forno, prepare a a canjica em uma panela a fogo médio. Misture 1 xícara de leite, meia xícara de leite de coco, 2 colheres de açúcar e duas de fubá até ficar cremoso. Com o bolo pronto, jogue a canjica por cima.
Confira a receita na íntegra clicando aqui!