No dia 10 de março de 1876, o desenvolvedor Alexander Graham Bell, patenteou o telefone. Uma das mais importantes invenções para a comunicação, tornando o contato entre pessoas em locais distantes mais rápida e prática.
Atualmente, foi incrementada uma variedade de ferramentas e utilidades na invenção. O telefone deixa de ser um aparelho apenas para ligação e passa a ser, considerado por muitos, uma extensão do corpo humano.
Segundo a pesquisa “Google Consumer Barometer”, realizada anualmente pela Google em parceria com a empresa Kantar TNS, 62% dos brasileiros usam smartphones. O Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o smartphone é o meio mais utilizado por brasileiros para acesso à internet.
Uma ferramenta tão útil deve ser incorporada por todas as áreas, inclusive a educação. O telefone pode ser um grande auxiliar no processo de aprendizagem, quando usado corretamente. Por isso listamos 5 maneiras que o celular pode te auxiliar nos estudos.
1: Agende seus compromissos e atividades
Nem todo mundo usa ou anda com uma agenda para anotar seus compromissos. Na maioria dos aparelhos de celular existem funções de agendas e calendários onde você pode anotar todos os seus compromissos e atividades a serem realizadas. Além disso, você pode programar a função de alarme para que ele emita lembretes sonoros e visuais para que você não esqueça.
2: Use para pesquisas
Como a maioria dos brasileiros tem acesso a internet através do smartphone, você pode utilizar os diversos tipos de buscadores para pesquisar por artigos, notícias, livros, imagens, vídeos e todas as variedades de conteúdos que possam te ajudar a entender um determinado assunto. Mas fique atento onde você colhe essas informações, a internet facilita o alcance de informações verdadeiras e falsas. Por isso, é importante sempre buscar em sites confiáveis, ou comparar os dados em mais de uma fonte de informação.
3: Armazene E-books e anotações
Além de facilitar as pesquisas, os celulares atuais possuem memória interna. Neste caso, é possível que você faça o download de livros, vídeo-aulas e apostilas que você poderá utilizar para estudar em qualquer lugar. Além disso, há vários aplicativos que você pode utilizar para anotar ideias, escrever textos, fazer slides dos seus trabalhos, fazer listas de atividades e não perder nenhuma anotação, afinal, nem sempre estaremos com papel e caneta na mão.
4: Registre dados importantes
Além poder fazer e armazenar informações em texto, todos os modelos de smartphones trazem funções de câmera e gravador. Você pode gravar um colega ou professor explicar determinado assunto para revisar depois. Da mesma forma, você pode utilizar a câmera para registrar gráficos e imagens que são difíceis de desenhar.
5: Esclareça pequenas dúvidas
Sempre aparecem dúvidas em meio ao estudo, algumas, podem ser rapidamente resolvidas. Quem nunca teve uma dúvida sobre como se escrevia determinada palavra ou qual a capital de tal país? Pois é, essas dúvidas não podem impedir que continuemos estudando e permanecer com elas pode atrapalhar, então é resolver isso rápido e voltar a estudar.
Em todo processo de aprendizagem é importante ter disciplina, isso implica dizer que, podemos usar os celulares como ferramentas para aprendizagem, mas, em momentos reservados para estudar, não se deve utilizar os aparelhos para outras coisas além dessas funções. Responder mensagens dos amigos, ficar olhando fotos e vídeos nas redes sociais vai acabar atrapalhando.
03/09
2018
A Infogenius, juntamente com a Faculdade Rebouças, promoveu nesta última quinta-feira, 08, um dia repleto de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Workshops, aula de dança e palestra abordaram a temática da saúde feminina.
A programação teve início com um workshop sobre os benefícios do suco detox com a nutricionista e professora Ana Carolina Brito e o Chef Luis Milani. Segundo Ana, o suco é um poderoso aliado na alimentação saudável já que além de ajudar a eliminar toxinas do corpo, tem uma variedade de nutrientes que são absorvidas pelo nosso organismo.
Logo em seguida, no workshop de comida funcional, o Chef Milani trouxe receitas práticas e nutritivas que são ótimas para substituir lanches calóricos, pouco nutritivos e industrializados.
Dando continuidade, às 10:30, deu-se início a aula de zumba com a professora de dança Patrícia. Segundo a psicóloga Monick Farias, a dança além de um ótimo exercício, pode se tornar uma terapia. “A mulher pode se sentir livre, se divertir, desligar dos problemas e relaxar enquanto pratica exercício físico, ajudando o corpo e a mente”, diz ela.
À noite, houve uma palestra com a Dra. Annelise Meneguesso, endocrinologista e nutróloga, sobre emagrecimento e saúde. Desmistificando várias notícias a cerda do emagrecimento, a Dra. explica que nem todos os corpos funcionam do mesmo jeito e o tratamento da obesidade tem que ser específico para capa organismo.
No encerramento, todas mulheres foram homenageadas com uma rosa, simbolizando o respeito e o carinho que a instituição tem por todas elas.
03/08
2018
Nesta quinta, 08, em comemoração ao dia internacional da mulher, a Infogenius participou de uma ação social na Praça da Bandeira de Campina Grande – PB. Na ocasião, as alunas dos cursos Técnicos em Farmácia e Enfermagem, juntamente com alunas da Faculdade Rebouças, prestaram serviços de saúde à comunidade.
Segundo o professor Sharles Aguiar a ação é uma parceria entre a faculdade, a Secretaria de Ação Social do município e outras empresas. Um dia de homenagens as mulheres disponibilizando serviços gratuitos como: aferição de pressão arterial, medição do índice de massa corporal (IMC), cortes de cabelo, maquiagem, massagem, entre outros.
A Infogenius também preparou um dia recheado de atividades na instituição. Incluindo workshops, palestra, aula de dança abordando a temática da saúde e do bem-estar das mulheres.
03/07
2018
A Infogenius, juntamente com a Faculdade Rebouças de Campina Grande, promoverá na próxima quinta-feira, 08, ações em comemoração ao dia internacional da mulher. Serão ofertados workshops, palestras e aulas que trabalharão a saúde e o bem-estar.
Para participar das ações é preciso realizar sua inscrição na coordenação acadêmica da instituição fazendo a doação de uma lata de leite em pó. As doações serão revertidas para entidades de caridade.
Confira a programação completa:
Manhã
Workshop - 8:00h
Tema: Benefícios do Suco Detox
Palestrante: Chef Luiz Milani e a Nutricionista Ana Carolina Brito
Local: Espaço Gourmet
Workshop - 9:00h
Tema: Comida funcional
Palestrante: Chef Luiz Milani e a Nutricionista Ana Carolina Brito
Local: Espaço Gourmet
Workshop – 10:30h
Tema: Aula de zumba
Professora: Patrícia Zumba
Local: Auditório da Faculdade
Noite
Palestra – 18:30h
Tema: Projeção da saúde da Mulher
Palestrante: Dra. Ana Elise – Endocrinologista e Nutróloga
Local: Auditório da Faculdade
03/06
2018
Nesta manhã, os alunos do curso técnico em Edificações participaram de uma Visita Técnica em uma das obras do Condomínio AlphaVille em Campina Grande - PB. A visita faz parte do planejamento pedagógico da disciplina de Projeto Elétrico ministrada pelo professor e arquiteto Caio Messala.
Durante a visita os alunos puderam conhecer as instalações elétricas usadas provisoriamente durante as obras e conhecer o projeto de como será de forma definitiva. Esta é uma oportunidade dos alunos possam conhecer a prática profissional antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.
03/02
2018
Talvez desde sua infância você tenha escutado como é importante ler. Infelizmente, nem todos desenvolvem essa prática tão saudável no decorrer da vida. De acordo com a pesquisa divulgada em maio de 2016 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), 46% da população brasileira não tem o hábito da leitura.
Dentre os que se consideram leitores, as motivações para ler um livro são: gosto (25%), atualização cultural ou atualização (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%), atualização profissional ou exigência do trabalho (7%).
A pesquisa ainda mostra que a leitura está em 10ª lugar nas atividades para fazer no tempo livre dos entrevistados. Perdendo para assistir televisão (73%), ouvir música (60%) e usar a internet (47%), por exemplo. Por isso trouxemos quatro motivos para ler mais.
1- Aprenda mais
Pode parecer óbvio, mas ler ainda é a melhor forma de aprendizagem. As pessoas que possuem o hábito da leitura possuem um vocabulário maior e mais rico, têm melhores habilidades verbais na fala e escrita. Isso acontece inclusive quando você está estudando outras línguas.
A leitura vai instigar a curiosidade. Com a leitura você pode encontrar novas informações em bibliotecas, blogs, revistas ou até em bula de remédios. Sempre aprimorando seu conhecimento.
2- Tenha uma boa memória
Se o nosso corpo precisa de exercício para que tenha um bom funcionamento, assim também funciona nossa mente. Estudos apontam que a leitura é um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração.
3- Relaxe
Por mais que a leitura faça nosso cérebro se exercitar, ela pode ter um caráter de relaxamento, principalmente quando é usada como um hobby ou passa tempo. Uma pesquisa da Universidade de Sussex, demonstrou que seis minutos diários de leitura são suficientes para promover alívio do estresse e das tensões. Comparada com outras atividades a leitura promoveu um relaxamento de 68% nos participantes, de 61% nos que ouviram música, 54% nos que tomaram uma xícara de chá e 42% nos que deram um passeio.
Se envolver com uma história pode livrá-lo do estresse cotidiano fazendo do livro ferramenta para alcançar a paz.
4- Seja criativo
Os livros são ótimas fontes de inspiração. As histórias te fazem imaginar novas pessoas, criaturas, lugares e cenas. Esse exercício de imaginação durante uma leitura vai ajudar em outros momentos de sua vida que será necessário a criatividade.
Poderíamos listar vários outros motivos para mostrar que a leitura só faz bem, mas esses já são mais que necessários para incentivar quem não ler a começar e a quem já possui esse hábito continuar.
Se você não possui esse costume, comece devagar. Procure histórias que te agradam, coloque metas de ao menos uma página por dia. Depois perceberá que está lendo mais rápido e se interessando cada vez mais.
02/27
2018
Os alunos do 2º e 3º período do curso técnico em Edificações da Infogenius participaram de uma visita técnica nesta terça (27) no Centro de Treinamento do Campinense Clube. A visita faz parte da disciplina Patologia das Edificações ministrada pelo professor Ciro Leite Pires.
Localizado no Bairro da Bela Vista em Campina Grande, o Estádio Renato Cunha Lima, também conhecido como “Toca da Raposa”, abriga as dependências do clube de futebol paraibano e tem passado por algumas reformas.
Durante a visita o engenheiro e construtor Clesius Pereira apresentou aos alunos algumas mudanças que foram feitas na estrutura dos prédios e outras que irão ser realizadas. Durante sua explicação, Clesius ressalta a importância do estudo do solo antes de qualquer obra.
A visita técnica faz parte do calendário acadêmico do Centro Técnico de Ensino Infogenius fazendo com que os alunos possam conhecer problemáticas reais do que é discutido em sala de aula.
02/26
2018
No último domingo (25), o Centro Técnico de Ensino Infogenius e a Faculdade Rebouças participaram da 1ª Corrida do Reino que aconteceu no Parque da Criança em Campina Grande. O evento de cunho social e recreativo é uma realização da Igreja Verbo da Vida juntamente com o Projeto Reino.
As alunas da graduação em Farmácia e do curso técnico em Enfermagem, acompanhados pela professora Luciana Luna, ofereceram serviços de saúde como aferição de pressão arterial e cálculo de IMC (Índice de massa corporal) a todos participantes.
O evento estava marcado para às 7 horas e a concentração foi ao lado do Parque da Criança. Os corredores puderam optar por um trajeto de 3 ou 5 km. A largada foi dada do local de concentração após café da manhã e exercícios de aquecimento. O percurso contornou o Açude Velho e terminou no lugar da partida.