(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

03/21
2018

   Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado no dia 21 de março em memória ao “Massacre de Sharpeville” de 1960.
    Nesta época, ocorreu um protesto contra a “lei do passe” na África do Sul. Está lei detalhava onde os negros poderiam ir e caso não apresentassem o passe, eram detidos. O protesto reuniu milhares de manifestantes que caminhavam por Sharpeville. Foram reprimidos por tropas militares do Apartheid provocando a morte de 69 pessoas e ferindo cerca de 180.
    A luta contra a discriminação racial é uma das pautas mais destacadas em todo o mundo. Muitas pessoas ainda sofrem por esse motivo. No Brasil, segundo o IBGE, 54% da população brasileira é de pretos ou pardos. Segundo o Atlas da Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em junho de 2017, a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. 
    Estes dados revelam que o Brasil ainda possui resquícios do período escravocrata. Por isso é preciso relembrar e ressaltar a Constituição Federal de 1988, que em seu art. 5° inciso XLII, determina “a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei”.
    Além da Constituição, em janeiro de 1989 foi promulgada a Lei nº 7.716, mais conhecida como Lei Caó, em que são definidos os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Com penas mais severas, a lei destaca três grupos de condutas consideradas como crime racial, sendo elas: 1) Impedir, negar ou recusar o acesso de alguém a: emprego, estabelecimentos comerciais, escolas, hotéis, restaurantes, bares, estabelecimentos esportivos, cabeleireiros, entradas sociais de edifícios e elevadores, uso de transportes públicos, serviço em qualquer ramo das Forças Armadas; 2) Impedir ou obstar o casamento ou convivência familiar e social; 3) Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, incluindo a utilização de meios de comunicação social (rádio, televisão, internet etc.) ou publicação de qualquer natureza (livro, jornal, revista, folheto etc.).
    Sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Estatuto da Igualdade Racial – Lei n° 12.288/2010, tem como principal objetivo garantir à população negra a efetiva igualdade de oportunidades na sociedade brasileira, a defesa dos seus direitos individuais e coletivos, além do combate à discriminação e as demais formas de intolerância.
    Desde 2015, o Disque 100, recebe denúncias de crimes raciais. Ele é serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria dos Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. Então se você presenciou ou sofreu racismo não deixe de denunciar. As denúncias também podem ser feitas no estado da Paraíba através dos: Disque 197 da Polícia Civil e o Disque 190 da Polícia Militar. Em caso de dúvidas acesse o Guia de orientação para denúncias de racismo.


Fontes:

03/14
2018

As turmas do segundo e terceiro período do curso técnico em Saúde bucal do Centro Técnico de Ensino Infogenius participaram de uma visita técnica nesta última terça-feira, 13, na clínica odontológica Odontoplan, situada no centro de Campina Grande – PB.
A visita faz parte da disciplina de Administração e gerenciamento em saúde bucal ministrada pela professora e odontóloga Claudia Meira. A técnica em saúde bucal Darli, contou sobre sua rotina no consultoria e suas funções.

03/13
2018

Na última segunda-feira, 12, os alunos do terceiro período do Técnico em Administração, juntamente com os da graduação em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Rebouças, participaram de uma aula de campo na sede recém-inaugurada do Sebrae no bairro do Catolé em Campina Grande – PB. A visita foi acompanhada pelo professor e consultor Sharles Aguiar.
Inaugurada na última sexta-feira, 09, a nova sede traz espaços modernos para interação entre a comunidade e empreendedores para desenvolver ideias inovadoras. Ela conta também com o terceiro SebraeLab do Brasil e primeiro do Nordeste.
Os alunos foram recepcionados pelo gerente geral da agência, João Jardelino da Costa Neto, que deixou as portas abertas para possíveis projetos. A assistente Fabiola Vieira apresentou as novas instalações e explicou os processos desenvolvidos ali.
A assistente do Sebrae Paraíba e curadora do SebraeLab em Campina Grande, Ingridt Millenna, explicou para os alunos a proposta desse novo espaço colaborativo e de inovação.

03/10
2018

No dia 10 de março de 1876, o desenvolvedor Alexander Graham Bell, patenteou o telefone. Uma das mais importantes invenções para a comunicação, tornando o contato entre pessoas em locais distantes mais rápida e prática. 
Atualmente, foi incrementada uma variedade de ferramentas e utilidades na invenção. O telefone deixa de ser um aparelho apenas para ligação e passa a ser, considerado por muitos, uma extensão do corpo humano. 
Segundo a pesquisa “Google Consumer Barometer”, realizada anualmente pela Google em parceria com a empresa Kantar TNS, 62% dos brasileiros usam smartphones. O Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o smartphone é o meio mais utilizado por brasileiros para acesso à internet.
Uma ferramenta tão útil deve ser incorporada por todas as áreas, inclusive a educação. O telefone pode ser um grande auxiliar no processo de aprendizagem, quando usado corretamente. Por isso listamos 5 maneiras que o celular pode te auxiliar nos estudos.

1: Agende seus compromissos e atividades
Nem todo mundo usa ou anda com uma agenda para anotar seus compromissos. Na maioria dos aparelhos de celular existem funções de agendas e calendários onde você pode anotar todos os seus compromissos e atividades a serem realizadas. Além disso, você pode programar a função de alarme para que ele emita lembretes sonoros e visuais para que você não esqueça. 

2: Use para pesquisas
Como a maioria dos brasileiros tem acesso a internet através do smartphone, você pode utilizar os diversos tipos de buscadores para pesquisar por artigos, notícias, livros, imagens, vídeos e todas as variedades de conteúdos que possam te ajudar a entender um determinado assunto. Mas fique atento onde você colhe essas informações, a internet facilita o alcance de informações verdadeiras e falsas. Por isso, é importante sempre buscar em sites confiáveis, ou comparar os dados em mais de uma fonte de informação. 

3: Armazene E-books e anotações
Além de facilitar as pesquisas, os celulares atuais possuem memória interna. Neste caso, é possível que você faça o download de livros, vídeo-aulas e apostilas que você poderá utilizar para estudar em qualquer lugar. Além disso, há vários aplicativos que você pode utilizar para anotar ideias, escrever textos, fazer slides dos seus trabalhos, fazer listas de atividades e não perder nenhuma anotação, afinal, nem sempre estaremos com papel e caneta na mão. 

4: Registre dados importantes
Além poder fazer e armazenar informações em texto, todos os modelos de smartphones trazem funções de câmera e gravador. Você pode gravar um colega ou professor explicar determinado assunto para revisar depois. Da mesma forma, você pode utilizar a câmera para registrar gráficos e imagens que são difíceis de desenhar. 

5: Esclareça pequenas dúvidas
Sempre aparecem dúvidas em meio ao estudo, algumas, podem ser rapidamente resolvidas. Quem nunca teve uma dúvida sobre como se escrevia determinada palavra ou qual a capital de tal país? Pois é, essas dúvidas não podem impedir que continuemos estudando e permanecer com elas pode atrapalhar, então é resolver isso rápido e voltar a estudar. 

Em todo processo de aprendizagem é importante ter disciplina, isso implica dizer que, podemos usar os celulares como ferramentas para aprendizagem, mas, em momentos reservados para estudar, não se deve utilizar os aparelhos para outras coisas além dessas funções. Responder mensagens dos amigos, ficar olhando fotos e vídeos nas redes sociais vai acabar atrapalhando.

03/09
2018

A Infogenius, juntamente com a Faculdade Rebouças, promoveu nesta última quinta-feira, 08, um dia repleto de atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Workshops, aula de dança e palestra abordaram a temática da saúde feminina. 
A programação teve início com um workshop sobre os benefícios do suco detox com a nutricionista e professora Ana Carolina Brito e o Chef Luis Milani. Segundo Ana, o suco é um poderoso aliado na alimentação saudável já que além de ajudar a eliminar toxinas do corpo, tem uma variedade de nutrientes que são absorvidas pelo nosso organismo. 
Logo em seguida, no workshop de comida funcional, o Chef Milani trouxe receitas práticas e nutritivas que são ótimas para substituir lanches calóricos, pouco nutritivos e industrializados. 
Dando continuidade, às 10:30, deu-se início a aula de zumba com a professora de dança Patrícia. Segundo a psicóloga Monick Farias, a dança além de um ótimo exercício, pode se tornar uma terapia. “A mulher pode se sentir livre, se divertir, desligar dos problemas e relaxar enquanto pratica exercício físico, ajudando o corpo e a mente”, diz ela.
À noite, houve uma palestra com a Dra. Annelise Meneguesso, endocrinologista e nutróloga, sobre emagrecimento e saúde. Desmistificando várias notícias a cerda do emagrecimento, a Dra. explica que nem todos os corpos funcionam do mesmo jeito e o tratamento da obesidade tem que ser específico para capa organismo. 
No encerramento, todas mulheres foram homenageadas com uma rosa, simbolizando o respeito e o carinho que a instituição tem por todas elas.

03/08
2018

Nesta quinta, 08, em comemoração ao dia internacional da mulher, a Infogenius participou de uma ação social na Praça da Bandeira de Campina Grande – PB. Na ocasião, as alunas dos cursos Técnicos em Farmácia e Enfermagem, juntamente com alunas da Faculdade Rebouças, prestaram serviços de saúde à comunidade.

Segundo o professor Sharles Aguiar a ação é uma parceria entre a faculdade, a Secretaria de Ação Social do município e outras empresas. Um dia de homenagens as mulheres disponibilizando serviços gratuitos como: aferição de pressão arterial, medição do índice de massa corporal (IMC), cortes de cabelo, maquiagem, massagem, entre outros.

A Infogenius também preparou um dia recheado de atividades na instituição. Incluindo workshops, palestra, aula de dança abordando a temática da saúde e do bem-estar das mulheres.

Clique aqui e confira a programação completa. 

03/07
2018

A Infogenius, juntamente com a Faculdade Rebouças de Campina Grande, promoverá na próxima quinta-feira, 08, ações em comemoração ao dia internacional da mulher. Serão ofertados workshops, palestras e aulas que trabalharão a saúde e o bem-estar. 

Para participar das ações é preciso realizar sua inscrição na coordenação acadêmica da instituição fazendo a doação de uma lata de leite em pó. As doações serão revertidas para entidades de caridade.

Confira a programação completa:

Manhã

Workshop - 8:00h
Tema: Benefícios do Suco Detox
Palestrante: Chef Luiz Milani e a Nutricionista Ana Carolina Brito
Local: Espaço Gourmet

Workshop - 9:00h
Tema: Comida funcional
Palestrante: Chef Luiz Milani e a Nutricionista Ana Carolina Brito
Local: Espaço Gourmet

Workshop – 10:30h
Tema: Aula de zumba
Professora: Patrícia Zumba
Local: Auditório da Faculdade

Noite

Palestra – 18:30h
Tema: Projeção da saúde da Mulher
Palestrante: Dra. Ana Elise – Endocrinologista e Nutróloga
Local: Auditório da Faculdade

03/06
2018

Nesta manhã, os alunos do curso técnico em Edificações participaram de uma Visita Técnica em uma das obras do Condomínio AlphaVille em Campina Grande - PB. A visita faz parte do planejamento pedagógico da disciplina de Projeto Elétrico ministrada pelo professor e arquiteto Caio Messala. 

Durante a visita os alunos puderam conhecer as instalações elétricas usadas provisoriamente durante as obras e conhecer o projeto de como será de forma definitiva. Esta é uma oportunidade dos alunos possam conhecer a prática profissional antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.


Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados