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06/29
2016

Aumentar os níveis de criatividade pode ser essencial para que o profissional, independentemente da área de atuação, consiga se destacar no mercado de trabalho. Além de saber como solucionar problemas, essas pessoas tendem a ter ideias inovadoras, que podem ser essenciais para o andamento de um negócio. Por isso, confira as dicas de como potencializar sua criatividade no dia a dia profissional:

 

1 – Leia

Ler sobre diversos assuntos faz com que você adquira novos conhecimentos e aprenda mais. Assim, você perceberá que, por ter muitas referências, começará a ter novas ideias baseadas no que você já conhece. Invista em nutrir um repertório amplo de conhecimentos para aumentar ainda mais seu grau de criatividade.

 

2 – Converse

Boas ideias podem surgir de momentos simples, em que você está conversando com um amigo, por exemplo. Por isso, valorize qualquer ideia que tiver durante uma conversa, buscando aprimorá-la. Além disso, quando estiver com um problema em um projeto, é interessante conversar com pessoas do mesmo ramo que você. Durante o bate papo é possível que ele enxergue soluções que você não foi capaz de perceber.

 

3 – Encontre um bom ambiente de trabalho

Para estimular sua criatividade, é importante que você esteja em um local calmo, em que consiga se concentrar somente no projeto em que está trabalhando. Invista em um ambiente confortável para si, porque dessa forma sua criatividade irá ser mais estimulada.

 

4 – Valorize os momentos de descanso

Quando estiver envolvido em um grande trabalho, foque também em descansar a mente para conseguir resultados desejados. No momento em que estiver descansando, poderá ter uma ideia que não conseguiria durante a pressão da realização do projeto.

 

Fonte: Universia Brasil

 

06/28
2016

A ideia central defendida por muitos professores é que é preciso unir o gosto pessoal com a realidade da profissão, buscando entender em qual o aluno se encaixa melhor. Veja por que você deve escolher uma carreira que desperte sua paixão:

 

1 – Manterá a motivação

Qualquer carreira tem desafios específicos, que irão fazer você se questionar se fez a melhor escolha. No entanto, quando você realmente se identifica com o que escolheu, verá que a motivação será um grande diferencial para que continue se esforçando.

 

2 – Não será um peso no seu dia a dia

Ao terminar a graduação, os profissionais passam grande parte do dia dedicando-se a responsabilidades do local em que estão empregados. Por isso, é importante que você realmente se identifique com a carreira que decidir cursar. A rotina será um pouco mais fácil, já que terá motivações suficientes para investir o seu tempo e dedicação na profissão escolhida.

 

3 – Aumentam suas chances de sucesso

Por se dedicar mais, as chances de você se destacar no mercado de trabalho são muito grandes. Invista todo o seu potencial naquilo em que acredita que o fará alcançar os objetivos profissionais que almeja.

 

4 – Amplia sua disposição para aprender

Como os assuntos abordados pela sua profissão serão do seu interesse, suas chances de querer aprender mais sobre eles aumentam. Consequentemente, você se esforçará cada vez mais para evoluir e, assim, poderá se destacar dentro do mercado. Por causa da competitividade, quanto mais você souber sobre a sua área, maiores as chances de que você seja reconhecido pelos colegas de profissão.

 

5 – Dificilmente você procrastinará

A procrastinação pode ser uma grande inimiga da produtividade. Entretanto, por trabalhar com um assunto do seu interesse, você terá menos problemas relativos à realização das tarefas. Ao contrário, é possível que você se dedique ainda mais, mostrando suas melhores qualidades profissionais.

 

Fonte: Universia Brasil

06/21
2016

O curso técnico é profissionalizante e busca preparar o aluno para ingressar diretamente no mercado de trabalho de seu interesse.

Muitas pessoas ficam surpresas com o número novos de empregos que são oferecidos para candidatos com curso técnico. No Brasil há um déficit de profissionais especializados em diversos setores. Diferente do que a maioria pensa, as empresas valorizam muito os serviços prestados por pessoas que possuem esses cursos.

Conheça algumas vantagens do curso técnico em relação aos cursos de graduação:

1. Menor duração: Os cursos técnicos duram menos tempo que a graduação, em torno de 1 a 2 anos;

2. Valor inferior: Os valores podem variar de acordo com o curso escolhido, porém, são mais baratos que os cursos de graduação;

3.São cursos focados: Trata-se de cursos profissionalizantes, portanto proporcionam conhecimento na área escolhida e levam menos tempo para a formação. Além disso, a capacitação técnica e prática já é abordada logo no início do curso;

4. Tem boa aceitação no mercado de trabalho: Cada dia mais as empresas precisam de profissionais qualificados em várias profissões. Dessa forma, todas as idades podem se qualificar;

5. Materiais mais baratos: em tese os materiais dos cursos técnicos acabam valendo a pena por ter seu valor baixo e abordarem diretamente o foco do curso;

6. Salários bons: Os profissionais que estão em falta no mercado de trabalho ganham muito mais pelo seu serviço quando possuem uma profissionalização técnica;

7.    Um passo para a universidade: Com o emprego técnico garantido é possível fazer um planejamento e dar início a um curso de graduação.

 

Fonte: Instituto do corretor e Universal

10/22
2015

Com certeza uma das principais reclamações do ser humano nos dias de hoje é a falta de tempo para fazer tudo que gostaríamos. Temos a sensação de que a vida está passando rápido demais e que acabamos por muitas vezes deixando de fazer coisas importantes na vida.

Administrar o tempo na época em que vivemos se tornou algo totalmente indispensável e necessário. É fato que não existe fórmulas mágicas que irão resolver o problema da falta de tempo do dia para a noite, porém tornar habituais algumas pequenas atitudes pode ajudar a ter uma vida com mais equilíbrio e mais foco em atividades importantes.

1 - Use uma ferramenta para gerenciar seu tempo: um dos grandes vilões da improdutividade humana é a mania que as pessoas têm de guardar o que deve ser feito na cabeça, pois isso gera esquecimentos e urgências. É necessário que você escolha uma ferramenta para anotar suas prioridades e liberar sua mente para pensar e não para se preocupar com o que deve ser feito. Um caderno, agenda, celular, uma planilha ou um software, enfim, algo que formalize.

2 – Delegue: quanto mais você delegar, mais tempo livre você terá. Se a tarefa é repetida constantemente, escreva um processo, imprima e treine as pessoas para segui-lo.

3 - Coloque momentos importantes em sua semana: não deixe que os dias sejam apenas para resolver urgências e “apagar incêndios”. Comece a colocar pequenos momentos importantes em seus dias, como por exemplo, um almoço em família, pegar seus filhos na escola, praticar um esporte ou um hobby.

4 - Aprenda com suas urgências: a maioria das urgências ocorridas poderia ser evitada! Da próxima vez que algo urgente acontecer, pare e pense de que forma esta situação poderia ter sido evitada, para que ela não se repita.

5 - Seja rigoroso: Uma olhada nas redes sociais, um lanchinho mais demorado, ou uma conversa mais animada com os colegas podem atrapalhar um dia inteiro de trabalho. Se atrasar por causa de algumas dessas distrações, pode fazer com que você tenha que correr para entregar algo dentro do prazo ou não se prepare tão bem quanto poderia para uma apresentação, por exemplo. Ser rigoroso com os cálculos de tempo que você estimou vai te ajudar a ter mais tranquilidade para produzir com qualidade e dentro dos prazos, além de garantir um melhor jogo de cintura se surgir qualquer imprevisto.

6 - Finais de semana são pessoais: sua família e sua vida precisam de você! Evite ao máximo utilizar seu final de semana para trabalhar. Desligue seu notebook, celular, esqueça a empresa. Faça passeios com a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua vida.

7 - Mantenha seu ambiente organizado e limpo: organize seu local de trabalho e também seus pertences em casa. Estima- -se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informações, e isso é muito tempo perdido.

8 - Controle seus e-mails: não fique com o e-mail aberto a todo o momento. É importante estipular horários e nesses períodos limpe sua caixa de entrada, movendo informações para pastas e transformando e-mails em tarefas ou reuniões.

Certamente existem inúmeros outros hábitos a serem colocados em prática para que os dias sejam mais produtivos e que a falta de tempo não seja algo corriqueiro. Como cada um tem suas particularidades nas atividades profissionais e pessoais, cabe fazer uma autoanálise e encaixar algumas ações para encontrar o equilíbrio desejado.

Eduardo Sehnem Ferro

Fonte - administradores.com.br

09/08
2015

Você já deve ter lido várias vezes que fazer anotações é um hábito que traz benefícios em vários âmbitos: na escola, para lembrar os conteúdos importantes; no cotidiano, para não se esquecer de tarefas. Mas, o que você talvez não saiba é que anotar coisas pode fazer com que você Pense como o seu chefe: imagine que você está dando instruções ao funcionário e ele não só escuta tudo o que você diz com a máxima atenção, mas também anota os procedimentos que estão sendo ditos. Isso transmite a imagem de uma pessoa interessada em aprender, não é? É exatamente por esse motivo que fazer anotações pode fazer com que você se destaque dos demais estagiários.

Além disso, os estagiários costumam ter várias tarefas e, portanto, é fácil se esquecer de algumas coisas que deveriam ser feitas. Anotar as atividades que devem ser desempenhadas é um hábito que impede que esse tipo de problema aconteça.

Para se destacar e aumentar ainda mais as suas chances de ser efetivado, lembre-se também de sorrir, demonstrar interesse pelas atividades e vontade de crescer dentro da empresa. Fatores como esses são extremamente bem vistos por toda a chefia e podem fazer a diferença na hora de escolher quem continuará na empresa.ganhe destaque e seja efetivado no estágio.

Fonte: Universia

09/01
2015

Muitos estagiários sonham com a efetivação depois do vencimento do seu contrato. Porém, não é sempre que os estagiários recebem esta proposta do chefe. É comum que, diante desta situação, eles se sintam chateados e se perguntem se cometeram algum erro grave ou desagradaram à equipe de alguma maneira.

Se você recebeu a notícia que não permanecerá no seu emprego depois do término do seu estágio, não fique triste: a razão para não receber a proposta de efetivação pode não ter relação direta com sua performance. Além disso, você já conquistou muitas coisas desde que começou a trabalhar na empresa.

Para te ajudar a ver os lados positivos da sua experiência como estagiário, a Universia Brasil reuniu alguns êxitos que você deve celebrar mesmo se não for continuar neste emprego. Confira:

1 - Você expandiu seu networking

Durante seu período como estagiário, você pôde conviver com pessoas mais experientes, que te transmitiram importantes ensinamentos sobre a sua profissão, e profissionais que, como você, estavam dando os primeiros passos na vida profissional.

Cada um destes contatos pode ser positivo se você souber aproveitá-los. Por exemplo, conecte-se aos seus antigos colegas de trabalho por meio do LinkedIn e peça recomendações. Deste modo, você aumenta suas chances de conseguir uma nova oportunidade de trabalho.

Também é interessante pedir conselhos para os funcionários que você admira e se colocar a disposição para projetos no futuro. Talvez este relacionamento profissional não dê resultados imediatos, mas ele poderá fazer toda a diferença a longo prazo.

2 - Você já tem histórias para contar

Embora você seja um estudante, os gestores costumam valorizar experiências profissionais anteriores. Por isso, nas próximas entrevistas de emprego, dê destaque aos seus aprendizados e aos momentos dos quais você tem mais orgulho. Quando for questionado sobre erros, não se acanhe: conte o que você fez e como reverteu a situação depois de ter percebido que tinha cometido um equívoco. Estágios são momentos para aprender e admitir seus erros é um dos critérios para conseguir se desenvolver profissionalmente.

3 - Você já sabe quais aspectos observar nas próximas oportunidades de estágio

Depois destes meses trabalhando e estudando, você já percebeu algumas coisas que incomodam ou facilitam seu dia a dia. Por exemplo, seu estágio era muito longe da sua casa e você demorava horas no ônibus, fato que por sua vez prejudicava seu desempenho nos estudos e te preocupava. Diante desta experiência, você já sabe que a localização pode ser uma dos aspectos a se priorizar quando estiver buscando um novo estágio.

Por isso, reflita sobre como foi sua rotina nestes últimos tempos e decida quais são os tópicos mais relevantes para você num emprego. Isso pode ajudar na sua procura.

Fonte: Universia

06/25
2015

Como todas as pessoas, eu gosto de pensar em mim mesmo como uma pessoa produtiva. Se eu sou, porém, é porque fui impiedosamente eficiente em uma coisa: roubar os segredos e métodos de pessoas que são bem mais inteligentes do que eu.

Em minha carreira, tive a felicidade de entrar em contato com autores renomados, empreendedores bem sucedidos, investidores, executivos, e pessoas criativas. Alguns não conheci pessoalmente, mas encontrei seus pensamentos em forma de livro. Sabendo eles ou não, eu incorporei o que julguei serem suas melhores ideias quanto a produtividade.

Abaixo estão os segredos que aprendi dessas pessoas. Obrigado, pessoal! Vocês me ajudaram a realizar mais coisas e a ser mais criativo.

1 - Listar tarefas

Com Tim Ferris aprendi a arte da lista de tarefas. Uma simples e direta lista. Um cartão de anotações, cinco ou seis itens grandes e é isso. Todos os dias eu risco essas itens da lista e rasgo o cartão onde fiz as anotações. E esse é o sistema.

2 - Guardar referências de livros

Robert Greene, renomado autor do livro As 48 leis do poder, me mostrou como ele cria seus livros. Seu sistema de notas mudou minha vida. Dobro as páginas de cada livro que eu leio e então volto e seleciono as informações que quero e as transfiro para cartões de anotações. Então organizo essas notas por tema em caixas. Hoje eu já acumulo centenas de milhares desses cartões, aos quais recorro quando preciso de uma anedota, fato, inspiração, estratégia, história ou exemplo.

Com Tobias Wolff, em seu livro Meus dias de escritor, aprendi a guardar tempo para digitar citações e passagens de ótimos livros. Faço isso quase todos os finais de semana. Isso me fez um digitador mais rápido, um escritor bem melhor e uma pessoa mais sábia. Do filósofo Montaigne, aprendi a importância de manter um livro de referências. Se algo chama a sua atenção, escreva, grave em algum lugar. Use depois. Simples assim.

3 - Manter um diário

De Casey Neistat, popular realizador de filmes, artista e youtuber, aprendi o truque de sempre manter um Moleskine pequeno por perto, no qual escrevo todos os dias: pensamentos, lembretes, anotações, lições. Prefiro um que caiba no meu bolso, assim sempre tenho papel comigo. Os últimos meses foram incrivelmente difíceis e esse diário me ajudou a lidar com isso.

4 - Produtividade no email

Com David Allen & Merlin Mann aprendi a importância de ter uma caixa de entrada sempre zerada. Sempre. Ramit Sethi tem um conselho que me ajuda a cumprir o primeiro: você não precisa responder todos os emails que recebe. O botão "deletar" é um jeito rápido de manter a caixa de entrada no número zero. Outra dica: há uma ótima citação de Napoleão sobre como ele adiava abrir cartas para que, quando ele finalmente as abrisse, os assuntos não muito importantes já estivessem solucionados. tento fazer o mesmo quanto aos meus emails.

5 - Dizer não

"Não" é a uma palavra poderosa e produtiva, segundo James Altucher. Nós pensamos que somos obrigados a dizer sim a tudo, e então nos questionamos porque não temos tempo suficiente. Aprender a dizer não - "Não, obrigado", mais especificamente - irá energizar e animar você. Faça isso o máximo que puder.

6 - Desligar-se

Esqueço quem me deu essa ideia, mas nunca compre wi-fi para o avião. Esqueça a internet durante todo o voo. Atualize-se nas suas atividades. Pense. Leia. Com a minha noiva, Samantha Hoover, aprendi um ótimo truquezinho. Deletar o app do Facebook do celular. Apenas faça isso. Confie em mim.

7 - Colocar ideias em prática

Minha editora, Niki Papadopoulos, sempre diz: "Ok, então, tente colocar no papel". Em outras palvras, ela quer dizer "comece as coisas". Geralmente ela diz isso logo após eu explicar minha nova ideia genial para um livro ou capítulo ou artigo. Planejar é ótimo, mas pessoas produtivas colocam as ideias e planos em prática.

8 - Escutar a mesma música várias vezes

Acho que de Tucker Max eu roubei a ideia de ouvir a mesma música de novo e de novo. Isso faz com que você se desligue e entre em uma zona criativa. Minha playlist no iTunes é vergonhoso, mas não ligo. Ouvir a mesma música centenas de vezes é como eu consigo fazer tantas coisas em pouco tempo.

9 - Escolher um ambiente produtivo

Aaron Ray foi meu mentor em Hollywood. Ele é um produtor de cinema e gerente de imenso sucesso, mas eu reparei em uma coisa: ele quase nunca estava no escritório. E sempre tinha uma desculpa ridícula para isso. Eventualmente eu entendi o porquê: ele evitava as baboseiras do escritório que sugam tanto tempo das pessoas. Por não estar sempre lá, ele conseguia realizar muito mais. Conseguia ver o que era importante. E como um bônus extra, todos sempre estavam falando dele: "Onde está Aaron? Alguém viu Aaron?".

Ainda sobre esse assunto, Frederick Douglass diz que "um homem é trabalhado por aquilo no qual ele trabalha". A lição aqui é ficar longe de ambientes tóxicos, que impedem a produtividade, e tentar se afastar de problemas sem solução.

10 - Não fazer tudo sozinho

Como agente de talentos, Aaron Ray me mostrou porque você nunca deve desperdiçar seu tempo ou seu dinheiro fazendo suas próprias negociações sempre. Esse conselho me ajudou bastante. Repasso perguntas a um especialista em falas públicas, projetos relacionados a livros a um editor, pedidos de entrevistas para um assistente, coisas relacionadas a televisão e filmes ao próprio Aaron etc. Sim, isso significa que eu os pago por isso, mas sabe o quê? Todos os serviços de valor têm um custo. Apenas um bobo representa a si mesmo em todo o tempo.

Artigo publicado originalmente no site do autor e gentilmente cedido ao Administradores.com. Lá o autor lista mais dicas (em inglês).

06/25
2015

Todos os dias, as pessoas são bombardeadas com informações sobre novas tecnologias, novas formas de se fazer negócios e novos nichos mercadológicos, entre outras coisas. Se, há 10 anos atrás, muitas pessoas não tinham celulares, e hoje ninguém sai de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram, tudo por culpa da popularização do smartphone e da Internet móvel, imagine como estará a sociedade daqui a 10 anos, quando tudo estiver mais sofisticado?

De acordo com o que conta Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, o mundo está vivenciando uma transformação incrível, em uma velocidade nunca antes vista. "Até fecharmos mais uma década, ou seja, em 2025, muita coisa acontecerá, mudando a forma como enxergamos o mundo", comenta.

Ela afirma que o impacto da tecnologia no trabalho será muito maior do que já é hoje, pois o mundo estará mais globalizado. "O que sabíamos fazer antes não terá utilidade alguma daqui 10 anos, e diversas outras habilidades serão exigidas dos profissionais. Claro, não temos como prever de antemão o que acontecerá, mas é possível se manter (ou, pelo menos, tentar) no mesmo ritmo das mudanças no mundo corporativo", pontua.

A coach explica que para o profissional de hoje ainda ser bem sucedido e colocado no mercado de trabalho daqui a 10 anos, é preciso se atualizar sempre. É preciso pensar no futuro, pois o profissional que muda junto com o mundo tem maiores chances de se manter bem colocado e satisfeito, contrariamente a quem opta pela inércia e tem medo de tentar coisas novas.

"Existem três atitudes que devem ser tomadas hoje (e sempre) pelos profissionais que se destacarão no futuro. A primeira é ter uma capacidade constante de inovar, para entregar resultados diferenciados. A segunda é não ter medo de arriscar, pois isso permite que as pessoas fiquem em uma zona de segurança, e buscar desafios será visto com bons olhos, futuramente. Além disso, a pessoa precisa ter o desejo de aprender e se aprimorar constantemente, tendo em mente que o que se sabe nunca é o suficiente", esclarece.

Fonte - administradores.com.br

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