(83) 3321.6670 | (83) 991286711

CENTRAL DE TALENTOS

Habilidades que contribuem para a carreira

09/26
2014

De acordo com Maurício Sampaio, especialista em orientação profissional, é muito importante as pessoas terem autoconsciência, ou seja, prestar mais atenção em detalhes do seu dia a dia. Afinal, muitas habilidades são descobertas desta forma.

“Por exemplo, quando está conversando com um grupo de amigos, você mais fala ou escuta? Se você mais fala, provavelmente o seu perfil seja de um comunicador, e comunicadores são pessoas importantes para liderar equipes e ajudá-las a se motivarem. São bons professores, talvez bons palestrantes e treinadores. Faça essa observação durante duas semanas”, explica Sampaio.

Outro exemplo é quando alguém fala que algo precisa ser feito e a pessoa corre para resolver a pendência, “é o tipo de pessoa com a qual você fala que precisa levar um armário para o escritório, por exemplo, e daqui a pouco ela aparece com uma caminhonete na porta da sua casa. São pessoas com alto poder de execução, excelentes para colocar projetos em prática”, ressalta o especialista.

Quais são as atividades que muitos funcionários realizam e empregam na carreira?

A prática de esportes ajudam os profissionais a compreenderem as limitações do colega e a compreender a importância do trabalho em equipe. A execução de uma apresentação de dança, por exemplo, consiste em um alto desempenho pessoal alinhado ao trabalho do grupo, pois, exige sincronia e tempo correto durante o espetáculo.

Ainda, de acordo com Sampaio, são atividades de comunicação, verbal e não verbal que ajudam o profissional. “Vendas é uma atividade constante, por mais que você não trabalhe diretamente em vendas, você acaba se vendendo, criando sua imagem ou da sua empresa. Conexão é uma atividade que cada vez mais cresce nas empresas, isso pode ser observado nas estruturas atuais que não mais são divididas em pequenas salas, mas, sim, em grandes salas”, enfatiza Maurício.

Abaixo Sampaio separou cinco atividades que podem colaborar com o desenvolvimento profissional:

1 – Aprimorar a comunicação: participar de grupos de discussões sobre assuntos diversos, presenciais ou pela Internet, ajuda neste processo.
2 – Aprender a vender e persuadir (para o bem): uma simples venda do carro para um conhecido ou familiar aumenta a percepção de argumentação.
3 – Conexão: estabelecer contato produtivo com pessoas, pode ser realizado na prática de esportes, dança e outras atividades.
4 – Identificar diferentes perfis comportamentais e aceitá-los: misturar amigos de infância, faculdade, intercâmbio e pós-graduação pode ser um excelente exercício de observação e aceitação de personalidades.
5 – Dar e receber feedback.: é muito importante que as pessoas troquem suas experiências e aprendizados. Uma simples dica para um amigo que o faça lograr, já é um ótimo exercício. “Talvez essa seja uma das habilidades ou atividades mais importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional”, conclui Sampaio.


Fonte: Habilidades do cotidiano que podem ajudar na carreira | Portal Carreira & Sucesso

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados