(83) 3321.6670 | (83) 991286711

CENTRAL DE TALENTOS

6 dicas para conquistar o primeiro emprego

10/21
2014

O ingresso no mercado de trabalho é uma etapa de grande importância na vida dos profissionais. Conseguir o primeiro emprego e se adaptar a rotina de uma organização são processos comuns a todos, mas que assustam grande parte dos jovens.

Para quem deseja realmente se inserir no ambiente corporativo e dar esse passo, algumas atitudes são fundamentais e podem tornar a tarefa um pouco mais simples. Seguem algumas dicas:

OBJETIVO BEM DEFINIDO: Para Lilian Soares, gerente de Gestão de Pessoas da Vega Engenharia Ambiental, o candidato deve demonstrar clareza e determinação na entrevista de emprego. “Com esse tipo de postura, mesmo não possuindo experiência profissional, ele apresentará um diferencial para a empresa e será valorizado”, explica.

DESPERTAR INTERESSE NO RECRUTADOR: O currículo foi apenas o primeiro contato que fez com que o profissional fosse selecionado, mas as demais etapas são decisivas. De acordo com a psicóloga Elaine Lombardi, da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano, o candidato deve usar as qualificações que possui para causar uma boa impressão e se destacar entre os demais.

VAGAS TEMPORÁRIAS E ESTÁGIOS: De acordo com Simone Sá, Gerente de RH & Comunicação Corporativa do Grupo Freudenberg, estas oportunidades abrem as portas para o mercado de trabalho. “Mesmo parecendo incerto, é uma grande chance de ganhar experiência e se adaptar à rotina, o que pode ajudar em futuras contratações. Além disso, para quem mostra dedicação, sempre existe a possibilidade de efetivação”, afirma.

CONHECER A EMPRESA: O profissional deve se informar antecipadamente sobre a organização onde está concorrendo à vaga, visitando o site e buscando informações em revistas de negócios e até especializadas no seu segmento. “Estar bem preparado deixará o profissional mais seguro no momento da entrevista e com condições de fazer comentários pertinentes”, explica Eliane.

PERSISTÊNCIA: O candidato que está ingressando no mercado de trabalho geralmente carrega uma dose de insegurança devido a pouca experiência. Lilian afirma que é natural que encontre barreiras, no entanto deve estar sempre aberto ao aprendizado, demonstrar senso de responsabilidade e nunca desistir. “A persistência é uma virtude”, define.

INOVAÇÃO: Muitas empresas hoje em dia buscam candidatos com perfil inovador e capaz de se adaptar às mudanças. “Pensar estrategicamente antes de agir é um diferencial para as organizações modernas”, finaliza Lilian.


Fonte: Portal Carreira & Sucesso

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados