(83) 3321.6670 | (83) 991286711

CENTRAL DE TALENTOS

Entenda por que não ser efetivado no estágio não é uma coisa ruim

10/26
2015

Muitos estagiários sonham com a efetivação depois do vencimento do seu contrato. Porém, não é sempre que os estagiários recebem esta proposta do chefe. É comum que, diante desta situação, eles se sintam chateados e se perguntem se cometeram algum erro grave ou desagradaram à equipe de alguma maneira.

Se você recebeu a notícia que não permanecerá no seu emprego depois do término do seu estágio, não fique triste: a razão para não receber a proposta de efetivação pode não ter relação direta com sua performance. Além disso, você já conquistou muitas coisas desde que começou a trabalhar na empresa.

Para te ajudar a ver os lados positivos da sua experiência como estagiário, a Universia Brasil reuniu alguns êxitos que você deve celebrar mesmo se não for continuar neste emprego. Confira:

1 - Você expandiu seu networking

Durante seu período como estagiário, você pôde conviver com pessoas mais experientes, que te transmitiram importantes ensinamentos sobre a sua profissão, e profissionais que, como você, estavam dando os primeiros passos na vida profissional.

Cada um destes contatos pode ser positivo se você souber aproveitá-los. Por exemplo, conecte-se aos seus antigos colegas de trabalho por meio do LinkedIn e peça recomendações. Deste modo, você aumenta suas chances de conseguir uma nova oportunidade de trabalho.

Também é interessante pedir conselhos para os funcionários que você admira e se colocar a disposição para projetos no futuro. Talvez este relacionamento profissional não dê resultados imediatos, mas ele poderá fazer toda a diferença a longo prazo.

2 - Você já tem histórias para contar

Embora você seja um estudante, os gestores costumam valorizar experiências profissionais anteriores. Por isso, nas próximas entrevistas de emprego, dê destaque aos seus aprendizados e aos momentos dos quais você tem mais orgulho. Quando for questionado sobre erros, não se acanhe: conte o que você fez e como reverteu a situação depois de ter percebido que tinha cometido um equívoco. Estágios são momentos para aprender e admitir seus erros é um dos critérios para conseguir se desenvolver profissionalmente.

3 - Você já sabe quais aspectos observar nas próximas oportunidades de estágio

Depois destes meses trabalhando e estudando, você já percebeu algumas coisas que incomodam ou facilitam seu dia a dia. Por exemplo, seu estágio era muito longe da sua casa e você demorava horas no ônibus, fato que por sua vez prejudicava seu desempenho nos estudos e te preocupava. Diante desta experiência, você já sabe que a localização pode ser uma dos aspectos a se priorizar quando estiver buscando um novo estágio.

Por isso, reflita sobre como foi sua rotina nestes últimos tempos e decida quais são os tópicos mais relevantes para você num emprego. Isso pode ajudar na sua procura.

Fonte: Universia

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados