(83) 3321.6670 | (83) 991286711

CENTRAL DE TALENTOS

Aprenda a fazer conexões profissionais

09/28
2016

Às vezes, a pessoa que vai conectar você a um trabalho pode ser encontrada nos lugares mais inesperados

Ser contratado através de uma indicação é o melhor jeito de conseguir um emprego. Empregadores amam recomendações, já que o candidato já vai ter noções da companhia antes de se oferecer para o cargo. Para isso, você precisa ter uma sólida rede de contatos, principalmente no início da carreira. As pessoas mais inesperadas podem ajudar você a encontrar um novo emprego.

Existem dois tipos de conexões que ajudam você nessa tarefa: as conexões profissionais e pessoais. Existem também as que cruzam esse aspecto, como colegas de faculdade. Procurar online e manter uma rede de contato funciona, mas lembre-se que são pessoas que contratam pessoas.

Encontrar essa indicação só exige uma coisa: fale com as pessoas. Estranhos em aeroportos, parques, trabalhos voluntários e outros lugares como esses são excelentes contatos inesperados. Seu feed nas redes sociais também é uma ferramenta poderosa. Amigos podem postar sobre a abertura de vagas, você só precisa ficar atento.

A seguir, veja como se conectar pessoalmente:

1. Seja conversador.

Comprimente todo mundo que você conhece e algumas das pessoas que você não conhecer. Um simples olá, acompanhado de um sorriso já é capaz de começar uma conversa.

2. Fale sobre ele.

Não comece falando de você e do emprego que você quer achar. Fale sobre o que vocês têm em comum, sobre a família dele, sobre uma série. Em algum ponto da conversa pergunte qual o emprego da outra pessoa. Ou se você já sabe, pergunte como vai o trabalho. Assim, o diálogo segue no rumo de carreiras e uma oportunidade pode surgir.

3. Esteja preparado.

Em algum ponto a conversa vai ser sobre você, e esse é o momento apropriado para falar sobre você e a vaga que você quer achar. Já tenha um discurso pronto, com informações básicas e sucintas como onde você quer chegar na sua carreira.

4. Tenha seu contato fácil.

Caso apareça uma chance, tenha seu telefone, e-mail e LinkedIn na ponta da língua. A última coisa que você quer é ser difícil de encontrar.

5. Mantenha contato com essas pessoas


Além de construir suas conexões pessoais, não se esqueça das conexões feitas no trabalho. É fácil ficar conectado através do LinkedIn, e-mail e redes sociais. E eles funcionam, mas sempre que possível procure encontrar pessoalmente os seus contatos profissionais.

Os seus contatos pessoais são mais fáceis de atingir e você deve aproveitar isso. Dar para receber é sempre uma boa ideia. Ofereça conselhos sempre que possível, assim você se mantém na mente das pessoas de forma positiva. É muito mais provável que você receba ajuda depois de ajudar.

Fonte: Universia Brasil

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados