(83) 3142-1913 |

BLOG

10/18
2017

    Primeiro SIMEC itinerante é realizado nesta quarta (18) na cidade de Lagoa Seca – PB. A Infogenius Centro Técnico de Ensino e a Faculdade Rebouças de Campina Grande (FRCG) participaram da ação realizando serviços de saúde pública a população.
    Na ação os alunos técnicos em Farmácia e Enfermagem promoveram os serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue e medição do índice de massa corporal (IMC). Já os alunos do curso técnico em Saúde Bucal ofereceram aulas de higiene bucal e aplicação tópica de flúor (ATF) nas crianças. A Faculdade Rebouças também ofereceu inscrições para cursos gratuitos que serão realizados na cidade.
    Outros serviços também foram oferecidos durante o dia como: emissão de currículos, emissão de Carteira de Trabalho, consultoria jurídica, vacinação, atendimento veterinário, apresentações culturais, cortes de cabelo, educação no trânsito, esmaltaria, jogos educativos e leitura para crianças.
    O evento é uma realização do Sistema Municipal de Emprego e Cidadania (SIMEC) com a Prefeitura de Lagoa Seca – PB e o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO). Marcela Cabral, representante da SIMEC, explica que essa só foi a primeira edição do projeto que deverá acontecer uma vez por mês em determinados bairros e zonas rurais da cidade.

10/17
2017

    Criada pelo Ministério da Saúde, o Dia Nacional da Vacinação, destaca a importância da vacinação na prevenção das epidemias e no controle das doenças. O Brasil é referência mundial em produção de vacinas exportando para mais de 70 países.
  A vacina é uma preparação biológica composta por agentes imunizadores produzidos a partir de organismos causadores de doenças, como vírus e bactérias, que se encontram enfraquecidos ou mortos que podem ser ingeridas ou injetadas no corpo.
    A primeira vacina criada por Edward Jenner em 1796 conseguiu imunizar um garoto de oito anos contra a varíola. Entretanto, só chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Atualmente o país conta com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) que define calendários de vacinação considerando a situação epidemiológica, os riscos, a vulnerabilidade e as especificidades sociais, com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas.
   São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas que contribuíram, por exemplo, com a erradicação da varíola e da poliomielite. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com investimento anual de R$ 3,9 bilhões, são 19 vacinas para proteger contra mais de 20 doenças que podem ser conferidas através do calendário de vacinação. Além disso, o Ministério da Saúde oferece vacinas de prevenção contra raiva para cães e gatos, já que a doença pode ser letal e transmitida para seres humanos.


Fontes:
Calendário Vacinal 2017
Blog Saúde
Governo Federal
Mundo Educação


10/16
2017

    Celebrado pela fundação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em mais de 150 países, o Dia Mundial da Alimentação serve para chamar a atenção sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Em 2017 o é tema “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

    Para a FAO os migrantes são um grupo muito diverso de pessoas a maior parte deles deixam seu lugar de origem para fugir de conflitos, perseguição e desastres naturais ou como uma saída para escapar da pobreza.  Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) há cerca de 244 milhões de migrantes internacionais e 463 milhões migram dentro de seus próprios países em todo o mundo. Sendo a alimentação e a agricultura temas vinculados às causas pelas quais muitas pessoas migram, especialmente das zonas rurais.

    Segunda a organização a migração deve ser uma escolha, não um imperativo e o investimento em desenvolvimento rural sustentável, adaptação à mudança climática e meios de subsistência resilientes nas zonas rurais é uma parte importante da resposta mundial ao atual desafio da migração.

    A FAO ainda possui o desafio Fome Zero que é uma iniciativa global destinada a erradicar a fome no mundo envolvendo pessoas e instituições a fazer sua própria contribuição já que dados da FAO mostram que, a cada ano, 1.3 bilhões de toneladas de alimentos comestíveis, o equivalente a um terço da produção mundial, são transformados em resíduos. Um desperdício que custa US$ 750 bilhões, um número igual ao PIB anual suíço.

 

Fonte: 

FAO 

ONU Brasil

10/10
2017

Nesta terça (10), o Centro Técnico de Ensino Infogenius e a a Faculdade Rebouças  participaram do Dia D na cidade de Lagoa de Roça – PB. Os alunos dos cursos de Farmácia (Bacharelado e Técnico) promoveram serviços de saúde como aferição de pressão arterial, medição de glicose no sangue e medição do índice de massa corporal (IMC).

A ação é uma realização da Prefeitura Municipal da cidade por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com as outras secretarias da cidade. O Secretário de assistência social, Italo Coura, diz que a ideia foi baseada em eventos similares realizados por outras cidades próximas. “A intenção é trazer a comunidade para ter acesso à alguns serviços que são oferecidos pelas secretarias da cidade e instituições parceiras”, disse o secretário.

O evento também adiantou a comemoração dos dias das crianças. “Como está próximo o dia 12, foi decidido fazer um evento só, com ações de cidadania, mas também com distribuição de pipocas e balas, brincadeiras e brinquedos para todas as crianças”, concluiu Italo Coura. Também houveram apresentações culturais dos grupos de dança e música da própria cidade e de Esperança – PB.

10/04
2017

Na última segunda-feira (02) foi realizada uma visita técnica ao centro de treinamento da Energisa em Campina Grande (PB), onde os alunos observaram os riscos que o trabalhador se expõe e as formas de prevenção e controle aplicadas pela empresa. As turmas de Segurança do Trabalho e Técnico em Edificações do Centro Técnico de Ensino Infogenius foram acompanhadas pela professora Carla Galdino, que acredita que a visita técnica trouxe muito conhecimento agregado para o alunado.

A professora destaca a importância em perceber que, na região, existe uma empresa que atua na prevenção dos acidentes e ainda investe em programas e estratégias de melhores condições de trabalho, promovendo a saúde e segurança dos seus colaboradores.

Os alunos foram recebidos pelo técnico em segurança do trabalho Alisson Lopes Andrade, que apresentou a empresa e como ela atua em todo o Brasil e na Paraíba, principalmente na prevenção de acidentes de trabalho. O técnico ainda mostrou, de forma prática, como o funcionário da Energisa recebe os conhecimentos sobre as normas de trabalho, as capacitações, e os cursos de primeiros socorros e combate a incêndios.

09/25
2017

No último sábado (23), a Infogenius Centro Técnico de Ensino comemorou o dia do Técnico em Edificações realizando uma palestra com as arquitetas Flávia Castro e Germana Nóbrega. O evento foi realizado no auditório da instituição.

As palestrantes explanaram sobre a importância de uma boa formação e como o ramo da construção civil tem acolhido esses técnicos. Para elas, há uma procura recorrente por profissionais que possuam habilidades de acompanhar e supervisionar obras. Também estiveram presentes os professores Ciro Pires e Milena Oliveira que acrescentaram informações sobre necessidade de profissionais qualificados no mercado em Campina Grande (PB).



09/15
2017

Na última quinta-feira (14), alunos do curso Técnico em Edificações da Infogenius Centro Técnico de Ensino participaram de uma aula de campo. A visita técnica aconteceu na obra da Escola Técnica Estadual da Paraíba, em Campina Grande, que está sendo executada pela empresa EJS Construções.

A visita integra a disciplina de NR 18, ministrada pela professora Carla Galdino. Esta norma reguladora é uma das mais importantes para o setor da construção civil, pois define as condutas de controle e prevenção de acidentes na indústria da construção. E este foi justamente o foco da aula.

De acordo com a Carla, “os alunos devem ter esse conhecimento, essa vivência”. Por si só, este tipo de aula acrescenta muito na formação desses profissionais. “Sem sombra de dúvidas, o principal destaque é a atenção. Eles ficam mais atentos e curiosos. Fixam melhor o conteúdo”, destaca a professora.

09/12
2017

Na última quarta-feira (06), a Infogenius Centro Técnico de Ensino desenvolveu mais uma atividade de promoção à saúde bucal com estudantes da rede pública. A ação ocorreu na E.M.E.F. Lafayete Cavalvante, no bairro das Mavinas, em Campina Grande (PB).

 

A iniciativa tem dois objetivos principais. O primeiro é proporcionar aos estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal um exercício prático da profissão em que eles estão se capacitando. A atividade foi desenvolvida por alunos do 2º e 3º período, sob a Coordenação da professora Larissa Oliveira.

 

Larissa destacou que é fundamental a experiência prática para a formação de bons profissionais. Segundo ela, a promoção da saúde e os cuidados preventivos são papéis do técnico em saúde bucal, sobretudo para os que desejam trabalhar em postos de saúde. “Por isso, mostramos que eles fazem parte disso, que são muito importantes. Faz toda a diferença”.

 

O segundo objetivo é cumprir o papel social que a Infogenius tem para com a comunidade. A professora ainda salientou que por essas atividades estarem sendo desenvolvidas em escolas do município, muitas crianças atendidas não possuem a orientação correta para cuidar da sua saúde bucal.

 

“É muito importante fazer esse trabalho, pois assim, as próprias crianças levam esses conhecimentos para dentro de suas casas, para sua família”, destacou.

 

A ação contemplou crianças de quatro a 11 anos, das turmas pré-escolares e do quinto ano. Foi passado de forma lúdica, através do teatro, a forma correta de efetuar a escovação e os cuidados com a higiene oral, mesmo com os dentes provisórios.

Copyright © 2017. Infogenius - Todos os direitos reservados