(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

09/09
2011

– Edital 2011–
OLIMPÍADA DE PROGRAMAÇÃO INFOGENIUS


Apresentação

A Escola Técnica Infogenius anuncia a realização da 1ª Olimpíada de Programação Infogenius (OPInfo), uma competição organizada de maneira similar as olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática e Informática. O objetivo da OPInfo é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OPInfo está a cargo do professor Eugênio de Carvalho Saraiva que leciona as disciplinas de Programação I e II.

A OPInfo está organizada em apenas uma modalidade de programação.
Nessa modalidade os alunos competem em duplas.

Modalidade Programação

A prova da modalidade Programação exige conhecimento em programação; cada dispõe de um computador na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: Há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, em um nível normalmente ensinado em bons colégios técnicos. As duplas poderão resolver as tarefas em uma das linguagens de programação aceitas pela competição (Java, Delphi e Pascal).

Premiação

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Além disso, os melhores colocados receberam uma bonificação com pontos extras (não excedendo a nota total de 10,0) para a disciplina de Programação I ou II (dependendo de qual das duas disciplinas os alunos estejam cursando no momento da competição), da seguinte maneira:

1º Colocados: Nota 10,0 na primeira AC1;
2º Colocados: Nota 7,0 na primeira AC1;
3º Colocados: Nota 5,0 na primeira AC1;

Regulamento

1. Objetivos
1.1 A Olimpíada de Programação Infogenius (OPInfo) é uma iniciativa do professor Eugênio de Carvalho Saraiva que tem por objetivos:
a. estimular o interesse pela Computação e pela Ciência em geral;
b. promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores para os alunos da instituição;
c. proporcionar novos desafios aos estudantes;
d. identificar os grandes talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los.

2. Modalidades
2.1 Na Modalidade Programação, as tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, de dificuldade média, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação, assunto esse lecionado na disciplina de Programação I.

3. Elegibilidade
3.1 São permitidas a participação de todos os alunos da instituição.

4. Inscrições
4.1 As inscrições deverão ser feitas na secretaria da escola, em uma ficha de inscrição, na qual constarão os nomes dos membros da dupla e as disciplinas de programação cursadas por cada um. Na modalidade Programação, a escola deve disponibilizar software de ambiente de programação para as linguagens Java, Delphi e Pascal.

5. Provas
5.1 A prova será composta por 5 tarefas com descrição do problema e exemplo de entrada/saída desejada, criadas pelo professor.
5.2 É obrigatória à apresentação, no dia da prova, de documento de identificação com foto recente, expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério do Trabalho).
5.3 O competidor que chegar com atraso de 15 minutos no dia da prova não poderá participar da competição.
5.4 A prova será realizada nas instalações da escola, com duração de 2 horas e monitoradas pelo professor Eugênio de Carvalho Saraiva.
5.5 Durante a prova, cada dupla deverá ter acesso a um computador pessoal, com capacidade adequada de processamento, sem acesso à Internet, com um ambiente de programação (no mínimo um editor de texto), compiladores para as linguagens de programação permitidas pela OBInfo e será permitido também o uso de lápis, caneta ou lapiseira, borracha, régua e papel para rascunho.

6. Linguagens de Programação
6.1 Na modalidade Programação os competidores podem submeter soluções nas seguintes linguagens de programação:
• Java
• Delphi
• Pascal
6.2 Todos os esforços serão feitos para compilar corretamente os programas submetidos. No entanto, programas que após todas as tentativas ainda apresentarem erros de compilação serão considerados incorretos.

7. Resultados
7.1 A correção das provas caberá ao professor Eugênio de Carvalho Saraiva.
7.2 Junto com a divulgação dos resultados oficiais será divulgado o gabarito da prova no quadro de avisos da instituição.
7.3 A dupla que resolver maior quantidade de tarefas dentro do tempo de prova será considerada campeã, a segunda a resolver maior quantidade será considerada 2ª colocada e assim por diante. Em caso de empate, será levado em consideração qual dupla entregou primeiro as resoluções.

8. Disposições Gerais
8.1 Os participantes, ao inscreverem-se na competição, concordam implicitamente com as regras estabelecidas.
8.2 A Comissão OBInfo (professor Eugênio de Carvalho Saraiva e direção da instituição) terá a última palavra sobre a interpretação deste regulamento.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados