(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

12/30
2013

Quando o ano começa, todo mundo tem pelo menos um desejo a realizar: emagrecer, voltar a estudar, comprar um carro, ler um livro por mês, fazer a tão sonhada viagem. 

Traçar objetivos é mesmo uma ótima maneira de se sentir motivado a conquistar algo novo. O fato é que, para não desistir no meio do caminho, é preciso determinar muito bem o que se pretende alcançar. A maioria das pessoas não atinge o que planejou por não saber estabelecer as próprias metas.

1. Analise se as metas se enquadram na sua realidade pessoal: Antes de traçar qualquer objetivo, a primeira coisa a pensar é se ele está de acordo com seus ideais e modo de vida. Não dá para estabelecer uma meta só porque a “vizinha fez e conseguiu” ou o “chefe pediu”. É preciso verificar o que combina com cada um, caso contrário, não vai adiantar se matricular pela quinta vez no curso de inglês se você odeia o idioma. Tem de fazer um trabalho de autopercepção, de refletir o que tem mais a ver consigo, porque depois, se não conseguir atingir aquilo, vem a frustração e a autodepreciação.


2. Coloque prazos realistas: A busca por resultados rápidos às vezes compromete a conquista das metas. É o que acontece com muita gente que quer perder peso e, para isso, faz uma dieta brusca e se mata na primeira semana de academia. Mas é claro que, depois, o corpo não aguenta e tudo volta ao que era antes. Portanto, na hora de estabelecer prazos, seja realista e pense no objetivo de maneira duradoura. 

3. Detalhe o objetivo o máximo possível: Não adianta somente se propor a fazer uma viagem internacional. É preciso fazer um cronograma e detalhar quais os custos médios para realizar o sonho, quanto você vai precisar guardar por mês e como vai poupar este dinheiro. Isso significa planejar as ações passo a passo. É preciso estabelecer metas que possam ser medidas, mensuradas, especificadas. A falta de exatidão ofusca nosso foco.

4. Torne suas metas visíveis: Para aumentar o nível de comprometimento com os objetivos traçados, uma das dicas é escrevê-los em um papel, como se fosse um documento mesmo. Mas não adianta descrever tudo e esquecer no fundo de uma gaveta. O ideal é colocar o planejamento em local visível. Vale até mesmo fazer um cartaz com as figuras que representem os desejos: o carro a ser comprado ou o profissional que inspira a mudança de carreira, tudo para ajudar a lembrar o compromisso assumido consigo mesmo.

5. Fique atento aos sabotadores: Disciplina é realmente algo imprescindível. Mas quando falta um pouquinho de força de vontade, qualquer motivo é desculpa para desistir ou prorrogar o planejamento. É o caso, por exemplo, daquela pessoa que se propõe a fazer caminhadas todos os dias antes do trabalho, mas nunca consegue acordar mais cedo. 

6. Reconheça as pequenas vitórias no caminho: Sem motivação nada acontece. Por isso é tão importante reconhecer os pequenos ganhos durante a jornada em busca de um sonho: para não desistir no primeiro obstáculo ou achar que não vai dar certo quando surgir uma dificuldade maior. 

7. Reveja os objetivos ao longo do ano: Ao longo de 12 meses muita coisa pode acontecer e, no meio desse caminho, às vezes é necessário rever o planejamento. Um imprevisto financeiro ou um problema de saúde podem significar um adiamento das conquistas ou uma mudança de estratégia. Às vezes, a pessoa se deu um prazo e está vendo que não será possível cumprir. Aí, é hora de intensificar o projeto, rever os planos e até analisar o que já evoluiu, para se manter motivada e com foco.

Fonte - Portal IG

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados