Estudar, se reciclar e aprimorar suas habilidades são práticas essenciais para todo profissional. No entanto, aqueles que lutam por um espaço no novo mercado de trabalho devem ter em mente que um bom profissional é muito mais do que o seu conhecimento.
Para o profissional contemporâneo, produtividade é uma palavra de ordem. Para isso, organização e gerenciamento do tempo são habilidades essenciais para quem busca um novo patamar na carreira.
Segundo Christian Barbosa, empreendedor, o maior especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal do país e professor do CERS Corporativo, “se você fica alardeando para todo mundo que está correndo, que não tem tempo ou que vive estressado, esse será seu padrão de realidade”. Diante da necessidade de gerir o tempo, Barbosa elenca 5 estratégias para os profissionais que querem otimizar a sua produtividade.
Pare de achar que não tem tempo
Aprender a gerir seu tempo pode começar com uma simples mudança de hábito. “Se você quer começar a ter mais tempo mude, primeiro, a forma como expressa isso no seu dia a dia. Você perceberá que, na verdade, você tem tempo sim, só que às vezes não enxerga isso, porque acaba se bloqueando”, explica o especialista. Experimente mudar o discurso e observar com mais propriedade os momentos que tem para você.
Separe um tempo para você
Christian alerta que se você não se coloca na agenda, o que vai acontecer é que sua energia, sua disposição, sua motivação será drenada e com isso terá menos foco, produtividade e concentração para executar suas atividades. O especialista afirma: “quando estiver mais esgotado, mais cheio de atividades é nesse momento que precisa acrescentar algo que só você pode fazer por você: um esporte, um hobby, uma meditação, um filme, etc”.
Planejamento na medida certa
Atualmente, a reposta para todos os problemas tem sido o planejamento. Mas, de acordo com o especialista, é preciso ter cautela. “Quem planeja demais acaba perdendo a flexibilidade, a espontaneidade, a liberdade. Planejar é fundamental, essencial e algo que você deve fazer constantemente, porém se você lota sua agenda, se não tiver antecipação de eventos, se não deixar buracos para você ou para urgências vai se prejudicar mais cedo ou mais tarde”, alerta.
Beba água e alimente-se bem
Coisas simples fazem a diferença para na sua produtividade, por exemplo: tomar mais água ao longo do dia e comer de três em três horas ajuda na sua concentração, no seu foco e execução.
Aproveite todo o tempo de que dispõe
Trânsito e momentos de espera em clientes, consultórios e filas são períodos que você, teoricamente, não faz nada. Se pararmos para pensar, esse tempo pode ser muito útil. A recomendação do especialista é que você comece a aproveitá-lo. “No carro, por exemplo, você pode comprar áudio livros, CDs de curso de inglês, espanhol ou até mesmo baixar o MP3 de videoaulas que você ia ver pela Internet e ouça no carro. Você pode andar com um caderninho ou tablet e na sala de espera do médico começar a rascunhar os passos do seu objetivo. Comece a observar esses momentos e encaixar algo produtivo neles”, conclui.
Fonte: Administradores.com