1 - Leia bastante
Quem lê com frequência adquire um bom vocabulário e aprende as regras de gramática até mesmo sem perceber. Além disso, a leitura é um dos principais meios para se manter informado e compreender melhor os acontecimentos do mundo - assim, quem lê tem também mais conteúdo na hora de escrever.
2 - Seja objetivo
Nada de enrolação: apresente as informações de forma clara, falando diretamente o que você deseja. Um bom texto é um texto simples, de forma que o leitor não precise se esforçar para acompanhá-lo.
3 - Não é preciso usar palavras rebuscadas
Nenhum texto ganha mais valor por ter várias palavras bonitas ou complicadas. Pelo contrário, essa prática só torna a leitura mais tediosa. Por mais que seja importante evitar repetições ao longo do texto, as palavras utilizadas para fazer essas substituições devem ser simples e claras.
4 - Não abuse das citações
As citações devem ser utilizadas com cuidado. Isso porque, em excesso, elas passam a impressão de que você não sabe o que escrever.
5 - Não generalize
A generalização passa a ideia de que você não tem conhecimento sobre o assunto ou que você é preguiçoso e não é capaz de refletir sobre ele.
Fonte: Guia do estudante