(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

10/03
2016

Começar um empreendimento na faculdade pode parecer assustador, mas existem alguns passos simples a seguir para quem quer aproveitar todos os recursos e oportunidades disponíveis nessa fase da vida.

A seguir estão 5 passos simples para universitários que querem começar seu próprio negócio:

1. Conheça seus pontos fortes e seus interesses

Antes de qualquer coisa examine a si mesmo. A parte mais importante de um caminho de sucesso é você mesmo, ou seja, se conhecer o suficiente para fazer as decisões é essencial. Anote em algum lugar quais são suas habilidades e conhecimentos, em que indústria você se interessa e como você quer trabalhar nela. A sua carreira é como um prédio, se ela não for fundada numa base sólida, ela vai cair. Então, garanta que esses três pontos se encaixem perfeitamente.

2. Tenha uma boa ideia

Uma boa ideia de negócio identifica uma necessidade e depois supre ela. Avalie a sua ideia com as seguintes perguntas:

# Existe uma demanda para o serviço ou produto?
# Você consegue identificar quem é seu mercado alvo?
# As pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço?
# O que faz o seu produto único?
# Quais são os possíveis desafios e limitações que podem surgir?
# Existe alguma implicação legal?

3. Conheça a concorrência

Para ter um negócio bem-sucedido é preciso saber contra quem você está competindo. Pesquise online por palavras-chave sobre o seu empreendimento em várias ferramentas de pesquisa. Companhias que apareçam muito provavelmente serão os seus principais concorrentes. Você também pode procurar em anúncios ou revistas da indústria para achar concorrência internacional ou local. Outra boa ideia é visitar eventos da indústria, já que grandes nomes devem estar lá.

Depois de identificar a concorrência, avalie como ela é vista no mercado. Procure opiniões de consumidores em sites como o Reclame Aqui http://www.reclameaqui.com.br/. Procure descobrir também como eles anunciam sua marca, isso pode ser achado em redes sociais da companhia ou em sites oficiais. A partir dessa análise, tente apontar quais são os pontos fortes e fracos do concorrente.

4. Tenha um plano de negócios

Um plano bem-sucedido vai clarificar sua ideia, definir seus objetivos a longo termo e oferecer uma noção de como comandar seu negócio. Esse plano deve incluir:

# O conceito do negócio
# Mercado e concorrência
# Estratégias de marketing e vendas
# Administração do time
# Necessidades financeiras
# Avaliação de riscos

5. Encontre um mentor

Conselhos de pessoas dentro da indústria são muito valiosos. Conseguir alguém que aceite ser seu mentor é ainda melhor. Você deve procurar por alguém que seja bem-sucedido e que inspira você e que tenha experiência na indústria na qual você quer entrar. A maioria das faculdades têm programas para conectar mentores a alunos empreendedores. Mas talvez seja uma boa ideia sair do ambiente acadêmico e buscar contatos de dentro da indústria.

Fonte: Universia Brasil

 

 

 

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados