(83) 3321.6670 | (83) 991286711

BLOG

11/21
2017

No dia 21 de novembro é comemorado o Dia da Homeopatia. Esta data serve de homenagem à chegada do Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858) em terras brasileiras. Nascido na França, se formou em medicina Montpellier. Benoit foi salvo de um quadro de Tuberculose, em 1833, pelo Conde Dr. Sebástien des Guidi que era um dos seguidores do fundador da homeopatia Samuel Hahnemann.

Bento Mure, como ficou conhecido no Brasil, chegou ao país em 1840, foi, juntamente com 100 famílias, colonizar a península do Saí, que ficava onde hoje é a divisa dos estados Paraná e Santa Catarina, com licença do governo imperial. Lá destinou-se a ensinar sobre homeopatia aos médicos já diplomados. Com um projeto fracassado, em 1843 voltou para o Rio de Janeiro, onde fundou o Instituto Homeopático do Brasil.

A homeopatia é um ramo da medicina que trata o doente com substâncias semelhantes às que produziram a doença. Essas substâncias, encontradas na natureza, são diluídas e utilizadas em doses bem pequenas. Para Samuel Hahnemann, o organismo do ser humano funciona como uma orquestra, cada órgão desempenha uma função e se um deles não funciona de maneira correta, pode afetar o todo. Para ele, o tratamento deve cuidar do todo, até do emocional para que haja um equilíbrio entre corpo e mente.

Geralmente é confundida com a fitoterapia, que é o tratamento de doenças utilizando plantas medicinais com um princípio diferente da homeopatia. A homeopatia é um ramo da medicina que propõe que o médico trate o paciente como um todo e não apenas seu sintoma específico.

Fontes:

Centro de Estudos Avançados em Homeopatia 

Paulinas

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados