A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos descartados. Importante na diminuição do lixo, na preservação do meio ambiente e na geração de renda para as pessoas que trabalham nessa área. O dia 22 de novembro, foi escolhido como dia do reciclador e da reciclagem de lixo.
Em entrevista ao site O Tempo, o especialista em economia circular e sustentabilidade e coordenador do grupo de resíduos sólidos da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Paulo Da Pieve, diz que a economia brasileira perde cerca de R$ 120 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reciclados.
Em contrapartida, o Brasil tem ocupado o lugar de maior reciclador de latas de alumínios. De acordo com o site da Folha, em 30 dias uma lata é produzida, usada, coletada e reciclada. Em 2016, o país alcançou um índice de 98,4% de reciclagem deste material.
Mesmo após a aprovação, em 2010, da lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) apenas 18% dos municípios possuem coletas seletivas de resíduos. De acordo com a Abra Latas os lixões a céu aberto deveriam ter sido extintos em 2014, mas em muitas cidades ainda existem.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2010, 400 mil pessoas declararam ter a coleta de materiais recicláveis como atividade remunerada principal no Brasil. A pesquisa realizada entre 2010 e 2013, detectou que mais de 40% encontra-se ainda informal, mais de 31% em associações e mais de 28% em cooperativas.