A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos descartados. Importante na diminuição do lixo, na preservação do meio ambiente e na geração de renda para as pessoas que trabalham nessa área. O dia 22 de novembro, foi escolhido como dia do reciclador e da reciclagem de lixo.
Em entrevista ao site O Tempo, o especialista em economia circular e sustentabilidade e coordenador do grupo de resíduos sólidos da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Paulo Da Pieve, diz que a economia brasileira perde cerca de R$ 120 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reciclados.
Em contrapartida, o Brasil tem ocupado o lugar de maior reciclador de latas de alumínios. De acordo com o site da Folha, em 30 dias uma lata é produzida, usada, coletada e reciclada. Em 2016, o país alcançou um índice de 98,4% de reciclagem deste material.
Mesmo após a aprovação, em 2010, da lei 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) apenas 18% dos municípios possuem coletas seletivas de resíduos. De acordo com a Abra Latas os lixões a céu aberto deveriam ter sido extintos em 2014, mas em muitas cidades ainda existem.
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2010, 400 mil pessoas declararam ter a coleta de materiais recicláveis como atividade remunerada principal no Brasil. A pesquisa realizada entre 2010 e 2013, detectou que mais de 40% encontra-se ainda informal, mais de 31% em associações e mais de 28% em cooperativas.
Na última terça (21), a história dos diretores gerais da Faculdade Rebouças foi destaque no quadro Vamos Trabalhar do programa JPB 1ª edição da TV Paraíba.
A história de empreendedorismo de Jeannine Figueiredo e Fábio Rebouças começou em 1994, quando decidiram montar uma escola de informática na garagem de casa. Nessa época, o mercado vivia a transição das máquinas de datilografar para os usos dos microcomputadores.
23 anos depois, a Infogenius Centro Técnico de Ensino cresceu, e então nasceu a Faculdade Rebouças de Campina Grande, a primeira faculdade confessional cristã da Paraíba. Faz parte da missão da instituição, ajudar a comunidade oferecendo cursos gratuitos, serviços em ações sociais e formar profissionais empreendedores.
Conheça mais a história assistindo a reportagem de Valéria Assunção e Jackson Rondineli clicando AQUI.
No dia 21 de novembro é comemorado o Dia da Homeopatia. Esta data serve de homenagem à chegada do Dr. Benoit Jules Mure (1809-1858) em terras brasileiras. Nascido na França, se formou em medicina Montpellier. Benoit foi salvo de um quadro de Tuberculose, em 1833, pelo Conde Dr. Sebástien des Guidi que era um dos seguidores do fundador da homeopatia Samuel Hahnemann.
Bento Mure, como ficou conhecido no Brasil, chegou ao país em 1840, foi, juntamente com 100 famílias, colonizar a península do Saí, que ficava onde hoje é a divisa dos estados Paraná e Santa Catarina, com licença do governo imperial. Lá destinou-se a ensinar sobre homeopatia aos médicos já diplomados. Com um projeto fracassado, em 1843 voltou para o Rio de Janeiro, onde fundou o Instituto Homeopático do Brasil.
A homeopatia é um ramo da medicina que trata o doente com substâncias semelhantes às que produziram a doença. Essas substâncias, encontradas na natureza, são diluídas e utilizadas em doses bem pequenas. Para Samuel Hahnemann, o organismo do ser humano funciona como uma orquestra, cada órgão desempenha uma função e se um deles não funciona de maneira correta, pode afetar o todo. Para ele, o tratamento deve cuidar do todo, até do emocional para que haja um equilíbrio entre corpo e mente.
Geralmente é confundida com a fitoterapia, que é o tratamento de doenças utilizando plantas medicinais com um princípio diferente da homeopatia. A homeopatia é um ramo da medicina que propõe que o médico trate o paciente como um todo e não apenas seu sintoma específico.
Fontes:
A Lei 10.639/03, que discorre sobre a
obrigatoriedade do ensino e a valorização da história e da cultura
afro-brasileira nas escolas, em seu artigo 79-B, coloca o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da
Consciência Negra’ no calendário escolar. Mas em 2011, a
lei 12.519 criou a comemoração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência
Negra.
A
lei que entrou em vigor no dia 9 de janeiro de 2003, traz em seus artigos a
obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em estabelecimentos
de ensino fundamental e médio, sejam eles públicos ou privados.
Fazendo
com que fosse incluso no conteúdo programático o estudo da História da África e
dos Africanos, e toda a trajetória e cultura dos negros na chegada e formação
do Brasil, resgatando a contribuição deste povo nas áreas social, econômica e
política.
Já a lei que entrou em vigor em 2011, traz a
instituição da data do Dia Nacional de Zumbi e da
Consciência Negra. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser a data do falecimento de Zumbi dos Palmares, o líder de um
dos maiores e mais famosos quilombos do país. Como
um dos principais representantes do movimento negro contra a escravidão no
país, abolida oficialmente em 18 de maio de 1888. O Quilombo dos
Palmares estava situado onde hoje faz parte do estado de Alagoas. O lugar de difícil
acesso resguardava os escravos fugidos das senzalas.
Em diversas cidades, a data
já se tornou feriado a partir de leis estaduais. No entanto, há um projeto, de
autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que tenta transformar a data em
feriado nacional. O projeto de lei 296/15 ainda está em tramitação e precisando
passar ainda pelo plenário da Câmara.
Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2015, os
negros e pardos representavam 54% da população brasileira. No grupo de
1% dos mais ricos do país, porcentagem de negros e pardos é de apenas 17,8%,
enquanto no grupo dos 10% mais pobres, 75% deles são negros. Esses dados só
reforçam como feridas da época da escravidão ainda estão presentes hoje,
acarretando esses números de desigualdade racial.
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos,
haverá guerra”.
(Haile Selassie)
Nesta sexta (17), os alunos dos cursos técnicos de Saúde Bucal e Farmácia da Infogenius Centro Técnico de Ensino realizaram uma visita técnica ao Setor Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Presidente João Suassuna, localizado em Campina Grande – PB. A visita faz parte da disciplina de Primeiros Socorros ministrada pelo Professor e Bombeiro civil Sergio Araújo. Os alunos do curso técnico em farmácia do polo da Infogenius situado em Pocinhos – PB também estavam presentes.
A visita, guiada pelo Sargento Wescley, que contou os principais procedimentos técnicos de combate a incêndio e salvamento dos Bombeiros de Aeródromo. Também estiveram presentes o Sargento Aristóteles e os Soldados Jeová e Flávio, que fizeram uma exibição dos principais instrumentos utilizados no salvamento.
O Soldado Jeová, explicou sobre a operação de carros contra incêndio (CCI), para atuar em atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e edificações aeroportuárias, além de fazer uma breve demonstração do seu uso.
Criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), O Dia Mundial do Diabetes, serve como resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. Essa data foi escolhida por ser, também, o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.
Este ano foi escolhido como tema da campanha as “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Ela pode ser acompanhada através do site oficial www.diamundialdodiabetes.org.br que reunirá os eventos que acontecerão nas cidades em todo o Brasil.
A Diabetes é uma doença crônica que faz o corpo não produzir insulina ou não conseguir empregar a que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O nosso corpo precisa dela para utilizar a glicose como fonte de energia. O organismo da pessoa com diabetes não consegue utilizar a glicose adequadamente. Quando a hiperglicemia, quando o nível de glicose no sangue fica alto, permanece por longos períodos, pode causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 6,9% da população brasileira está vivendo com diabetes. O diagnóstico demorado favorece o aparecimento de complicações. Alguns dos objetivos da campanha mundial são incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes, promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes e aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes promovendo ações para incentivar o diagnóstico precoce.
Nesta sexta (10), os alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Farmácia da Infogenius Centro Técnico de Ensino, realizaram uma visita técnica ao Setor Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Presidente João Suassuna, localizado em Campina Grande – PB. A visita faz parte da disciplina de Primeiros Socorros ministrada pelo Professor e Bombeiro civil Sergio Araújo, que acompanhou a visita.
A visita foi guiada pelo coordenador do SCI Sargento Praxedes, que contou os principais procedimentos técnicos de combate a incêndio e salvamento dos Bombeiros de Aeródromo. Também estiveram presentes o Sargento Wescley e o Soldado Henriques, que fizeram uma exibição dos principais instrumentos utilizados no salvamento.
O Sargento Rosinaldo, explicou sobre a operação de carros contra incêndio (CCI), para atuar em atividades operacionais específicas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves e edificações aeroportuárias, além de fazer uma breve demonstração do seu uso.